Projeto Cultura de Mão em Mão

27 de novembro de 2019


“O presente é tão grande, não nos afastemos. 

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.”

 

(Fragmento do poema “Mãos Dadas”, da obra Sentimento do Mundo, de

Carlos Drummond de Andrade.)

 

O Projeto Cultura de Mão em Mão tem como objetivo ampliar o olhar dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Móbile sobre a realidade social em que estão inseridos, promover o reconhecimento dos direitos e deveres de cada um, além de ampliar a capacidade de trabalhar coletiva e cooperativamente.

Com o propósito de promover reflexão em relação ao desperdício de alimentos, neste ano perguntamos aos alunos: vocês já pararam alguns minutos para observar o que trazem e o que comem de lanche aqui na escola? Quem prepara o lanche de vocês? O que vocês fazem com o lanche que sobra?

Durante uma semana, as crianças registraram informações em uma tabela e, depois, compartilharam com os colegas suas observações. Palavras como desperdício e reaproveitamento de alimentos surgiram em nossas rodas de conversas em aula enquanto os dados obtidos eram tabulados.

A curiosidade e a preocupação das crianças com o tema nos levaram a propor novas indagações e a ampliar o conhecimento, entrevistando familiares e os responsáveis por alguns dos locais que oferecem alimentação no entorno da Escola. Em saída pedagógica pelo bairro, fomos recebidos pelos estabelecimentos Benedetta, Empório Moema, Casa do Pão de Queijo e Praça Café, que nos ensinaram sobre como evitar o desperdício de alimentos.

Com as informações coletadas em mãos, os alunos partiram para mais uma atividade promotora de reflexão: receberam a ONG Prato Cheio, uma associação que tem como objetivos: o cuidado com a alimentação saudável das pessoas em situação de risco, a redução do desperdício de alimentos e o cuidado com a alimentação saudável das pessoas.

Ao término desse trabalho, as crianças tomaram consciência de seu papel social, perceberam que suas ações são importantes, significativas e transformadoras para o nosso planeta.

Essa aprendizagem será compartilhada com os demais alunos da Escola.