Projeto “Recriando o Recreio”

6 de abril de 2010


Bate o sinal! É hora do recreio. Pátios e quadras se tornam palcos para um grande exercício de convivência social.

Do que vamos brincar?

A interação nas brincadeiras promove risos, prazeres, mas também exige que os alunos aprendam a entrar em consenso sobre as regras, tomem decisões de modo democrático. Mais do que isso, participar de brincadeiras em grupo requer a capacidade de lidar com diferenças, com frustrações, de cooperar e de tolerar. Em outras palavras, o espaço do recreio constitui-se num rico espaço educativo.

A Móbile criou, para o momento do recreio dos alunos de 2º a 5º ano, o Projeto “Recriando o Recreio”, que tem por objetivo melhorar a qualidade da interação e da recreação nos espaços de atividade livre. Novas e diferentes brincadeiras são apresentadas, aumentando as chances de fazer com que os alunos interajam, incluindo aqueles que não estão inseridos em algum grupo e/ou brincadeira. Esse momento do dia torna-se alegre e descontraído, e não temos apenas o pega-pega e o jogo de futebol como únicas opções de divertimento.

Os alunos do Ensino Fundamental I pesquisam com pais ou avós brincadeiras que estes realizavam na infância. Com o resultado da pesquisa, os alunos reúnem-se em trios de trabalho, e elege-se uma brincadeira. Em seguida, cada trio apresenta a proposta a todos da sala e escolhe-se uma brincadeira que fará parte do recreio dos alunos do 2º ao 5º ano. Somando-se às brincadeiras eleitas em cada sala, tem-se uma ampla gama de possibilidades.

Essa variação permite envolver um maior número de alunos: os que não têm tanta habilidade física têm a possibilidade de fazer parte de um jogo de estratégia ou, ainda, de se juntar à torcida e fazer parte do evento. Assim, uma brincadeira, um jogo ou um campeonato, tanto do ponto de vista daqueles que disputam quanto dos que assistem, acaba tornando-se pretexto para a aproximação e interação de colegas. Além disso, a variedade possibilita que todos os alunos experimentem e mostrem diferentes capacidades.