Projeto “Recriando o Recreio” 2011
5 de abril de 2011
O início do ano letivo é marcado por uma série de atividades que têm por objetivo a adaptação do aluno à nova série, aos novos professores, ao novo espaço, além da integração dos alunos novos ao grupo, seja porque vieram de outras escolas, seja porque foram transferidos de um período para outro.
Parte dessas atividades consiste na proposta de brincadeiras de grupo que acontecem na hora do lanche e que fazem parte do Projeto “Recriando o Recreio”. Lançado em 2010, esse projeto tem por objetivo melhorar a qualidade da interação e da recreação nos espaços de atividade livre. Novas e diferentes brincadeiras são apresentadas, aumentando as chances de fazer com que os alunos interajam, incluindo aqueles que não estão inseridos em algum grupo e/ou brincadeira. Esse momento do dia torna-se alegre e descontraído, e não temos apenas o pega-pega e o jogo de futebol como únicas opções de divertimento.
A interação nas brincadeiras promove risos, prazeres, mas também exige que os alunos aprendam a entrar em consenso sobre as regras, tomem decisões de modo democrático. Mais do que isso, participar de brincadeiras em grupo requer a capacidade de lidar com diferenças, com frustrações, além de cooperar e praticar a tolerância. Em outras palavras, o espaço do recreio constitui-se num rico espaço educativo.
A experiência do ano passado permitiu identificar as brincadeiras com maior índice de participação das crianças. A partir desse levantamento, mantivemos essas brincadeiras e introduzimos outras. Essa variação tem o intuito de envolver um maior número de alunos: os que não têm tanta habilidade física têm a possibilidade de fazer parte de um jogo de estratégia ou, ainda, de se juntar à torcida e fazer parte do evento. Assim, uma brincadeira, um jogo ou um campeonato, tanto do ponto de vista daqueles que disputam quanto dos que assistem, acaba tornando-se pretexto para a aproximação e interação de colegas. Além disso, a variedade possibilita que todos os alunos experimentem e mostrem diferentes capacidades.
A cada semana, quatro brincadeiras diferentes acontecem em espaços específicos da escola. Assim, os alunos que não se interessam pelos jogos escolhidos pelas turmas que ocupam a quadra coberta, a quadra aberta, a quadrinha e a mesa de pingue-pongue, que foram votados em assembleia, têm um leque maior de opções para interagir e se distrair no recreio.
Introduzimos neste ano uma novidade: num dos espaços da escola haverá uma oficina intitulada “Brinca comigo”. Nela, os alunos que querem ensinar e/ou aprender brincadeiras em pequenos grupos que usem barbante, dobraduras ou movimentos sincronizados das mãos também poderão se divertir interagindo uns com os outros.