“Projetos Pessoais”: criatividade e autonomia
22 de maio de 2017
“[…] Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva! Quem sobe nos ares não fica no chão, quem fica no chão não sobe nos ares. […] Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo… e vivo escolhendo o dia inteiro! Não sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranquilo. Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo.”
(Cecília Meireles, “Ou isto ou aquilo”)
No currículo da Móbile Integral, a prática da escolha é de extrema importância, uma vez que somente a partir dela os projetos autorais podem acontecer. Como bem ilustra o poema “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles, o exercício da escolha está presente em muitos momentos, incluindo o da criação.
Nas aulas de Artes Visuais, existem ocasiões dedicadas à construção de “Projetos Pessoais”. As crianças definem seus projetos e contam com a parceria dos professores para concretizá-los. Nesse processo, o planejamento, a resolução de problemas, a análise de tentativas e erros, a capacidade de lidar com frustrações e de perseverar são algumas das competências desenvolvidas, as quais contribuem para gerar uma grande satisfação do aluno em relação ao produto final. Para tanto, espaços, materiais, procedimentos, técnicas e referências de arte são cuidadosamente escolhidos pelas crianças. Esse processo de construção é também rico em pesquisas, pois permite que os alunos testem materiais, experimentem sua estrutura e a relacionem com a função inicialmente pensada para seus projetos:
“Ih, a cola branca não deu certo. Preciso de outro tipo de cola!”
Além disso, muitas vezes os “Projetos Pessoais” são desenvolvidos em mais de uma aula, contribuindo para que os alunos alonguem o tempo de produção desses trabalhos e consigam lidar com recompensas mais no futuro – capacidade esta tão importante para a vida.
Assim, é a partir de pequenos projetos que nossos alunos vão se formando para se tornarem pessoas capazes de sonhar e de concretizar grandes projetos de vida!