Promover um bom convívio na escola
5 de abril de 2014
Apresentar um manual de convivência escolar que seja compreendido pelos alunos de 6º a 9º ano, a fim de torná-los ativos, responsáveis e autônomos no cumprimento das regras, é o desafio no início de cada ano.
Em 2014 não foi diferente. Durante as primeiras aulas de Orientação Educacional (OE), a discussão sobre a importância de socializar e cumprir as regras, sem os alunos sentirem que podem ser privados de fazerem o que querem na hora que querem, precisou ser bem colocada para que eles não entendessem as regras como algo que coíbe ou cerceie a liberdade individual, mas que os faça participar das regras por direito.
Com esse objetivo, cada série do Ensino Fundamental II ofereceu um conjunto de atividades que levassem os alunos à reflexão a partir da confecção de cartazes ou de discussões sobre situações-problema que apontassem a importância das regras e normas na escola, de modo a orientar seu funcionamento e a convivência entre os diferentes participantes – funcionários, professores e alunos.
O trabalho com o Manual do Aluno objetivou a compreensão e o fortalecimento em relação ao cumprimento das regras como medidas para uma socialização saudável, o que sempre implica um processo cognitivo complexo. Complexo porque nem tudo é permitido, isto é, a regra impõe limites e regula as interações entre os alunos, professores e funcionários de uma comunidade escolar.
Cartazes | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
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