Quais relações criam os espaços?
17 de maio de 2017
Estudos de campo devem contribuir não só para dar concretude maior a aprendizagens desenvolvidas em sala de aula, mas também para aprimorar a curiosidade e a capacidade investigativa dos estudantes. Para os alunos de 9º ano, esses propósitos foram alcançados nos estudos realizados no Vale do Paraíba, onde eles foram desafiados a refletir sobre as relações que criam o espaço.
Nas visitas a fábricas, a uma usina hidroelétrica, a um sítio que desenvolve um projeto de permacultura e à cidade de São Luiz do Paraitinga, possibilitou-se a observação de como o espaço é (re)produzido a partir de uma dinâmica econômica – industrial e agrícola – com alcance regional ou global. A visita também permitiu a observação de como movimentos de resistência cultural, ambiental e produtiva criam uma valorização e uma consolidação do que é local.
Trata-se de uma temática de alta complexidade, mas que, trabalhada em função da vivência de uma pesquisa empírica, tem seu significado ampliado e gera uma avalanche de novas perguntas e inquietações intelectuais, essenciais ao processo cognitivo.
Dito de outra forma, nas palavras atribuídas ao médico norte-americano Oliver Wendell Holmes: “A mente que se abre para uma nova ideia jamais voltará a seu tamanho original”.