Recriando o Recreio com alunos de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental
5 de abril de 2012
Do que vamos brincar?
Uma breve observação das crianças em horário de atividade livre na escola é suficiente para perceber que brincar é uma atividade muito prazerosa. As crianças correm, jogam, montam construções, “fazem de conta”, e os sentimentos mais autênticos afloram nesse momento – da angústia e decepção, pela tentativa frustrada de vencer, ao entusiasmo e euforia.
Brincar é uma atividade essencialmente humana. A partir da brincadeira, a criança aprende a tomar decisões e a se relacionar com o mundo de maneira ativa. O jogo e a interação com seus pares favorecem o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da responsabilidade da criança quanto a suas próprias ações.
É com o objetivo de proporcionar uma diversificada experiência de interação entre os alunos por meio da brincadeira que a Móbile mantém, todos os anos, o projeto Recriando o Recreio, com alunos de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental.
Neste ano, incluímos no projeto novas brincadeiras inspiradas no livro Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil, de Renata Meirelles.
A cada semana, na hora do recreio, algumas brincadeiras são disponibilizadas em espaços específicos da Escola e as crianças interessadas se engajam nelas. A escolha é totalmente livre. As crianças podem optar por brincar de outras brincadeiras nos demais espaços da escola. Com isso, esse momento do dia torna-se mais divertido e menos repetitivo por sair do típico pega-pega e do jogo de futebol, que privilegiam e destacam somente aqueles que apresentam maior habilidade física.
Os adultos da equipe pedagógica permanecem sempre com o olhar atento. Intervenções podem ser necessárias na resolução de conflitos, mas têm que ser qualificadas.
O resultado de todo esse trabalho é um só: um ambiente de convivência alegre, cooperativo e respeitoso e que proporciona um desenvolvimento saudável a todos.
Vejam algumas imagens do recreio: