Refugees Project

20 de outubro de 2020


‘No human being is illegal’

Elie Wiesel (1928 – 2016)

As aulas virtuais de Inglês do 5º ano foram marcadas pelo Refugees Project (Projeto Refugiados), tanto no 1º quanto no 2º semestre. Nesse projeto, os alunos e alunas foram desafiados a trabalhar uma temática contemporânea e muito sensível: a jornada de aproximadamente 30 milhões de pessoas em direção a diferentes cantos do mundo – os refugiados e refugiadas.

Para iniciarmos nosso Refugees Project, convidamos nossos estudantes a ler o livro Kunkush: the true story of a refugee cat, de Marne Ventura, que narra a história verídica de uma personagem um tanto diferente: um gato refugiado, chamado Kunkush, que se perde de seus donos e é ajudado, por diferentes pessoas ao longo de sua jornada, a reencontrá-los em um país muito longe da sua terra natal.

Entre as demais atividades do projeto, visando a uma discussão mais aprofundada sobre as especificidades de refugiados, imigrantes e requerentes de asilo, contamos com a visita da professora Marina Corró, que dedicou especial atenção à jornada difícil, os traumas e o tratamento recebido nos países de acolhimento pelos refugiados e refugiadas.

Ao finalizarmos a primeira etapa do Refugees Project, os alunos e alunas tiveram um encontro virtual com a escritora norte-americana Marne Ventura, autora do livro Kunkush: the true story of a refugee cat. Nesse encontro, a autora fez a leitura de uma parte da própria obra e respondeu a diversas perguntas sobre o processo de pesquisa e de escrita dessa história, seu contato com as personagens do livro e com a temática dos refugiados e refugiadas em geral, utilizando a língua inglesa em todos esses momentos.

Após essa expansão da biblioteca cultural, em razão do World Refugee Day, celebrado no dia 20 de junho, os alunos e alunas postaram mensagens de apoio a refugiados a partir das ideias de diversidade, aceitação e solidariedade.

Ao voltarem das férias, na etapa final desse percurso, alunas e alunos criaram, em grupo, um mapa virtual com informações relevantes que ajudam os refugiados recém-chegados à cidade de São Paulo a encontrar postos de serviços essenciais (documentação, saúde, educação, cultura) e mobiliários urbanos que os auxiliarão em suas jornadas em busca de moradia, trabalho e cultura em seu novo lar.

Ao exercerem suas cidadanias digitais neste projeto, ajudando os refugiados e refugiadas, os alunos e alunas também puderam explorar e conhecer melhor a cidade de São Paulo por meio de um novo olhar. Para conferir o mapa, clique aqui.