China contemporânea e revoltas na 1ª República

1 de setembro de 2017


Nos dias 4 e 11 de agosto, a professora de História do 3º ano do Ensino Médio, Márcia Juliana Santos, promoveu uma sequência de aulas temáticas com ênfase em dois importantes assuntos de sua área: as revoltas ocorridas no Brasil no início do século XX e as transformações políticas e culturais da China contemporânea.

O primeiro tema foi abordado por meio de uma atividade que privilegiou a exposição e a análise da Revolta da Vacina e da Revolta da Chibata, que ocorreram no Rio de Janeiro em 1904 e 1910, respectivamente. Também foram abordadas as origens do movimento operário no Brasil, lembradas a partir da efeméride dos 100 anos da primeira greve geral ocorrida no país. Essa aula permitiu aos alunos identificar as condições de vida da população mais pobre que vivia na então capital da república, analisar suas reivindicações e estabelecer relações com o presente.

No segundo encontro, foram estudados aspectos da história recente da China. Privilegiou-se a abordagem de temas que permearam a história do país asiático desde a Segunda Guerra Mundial, incluindo a Revolução Comunista de 1949, a Revolução Cultural que sacudiu o país por dez anos (1966-1976) e as principais transformações do país na contemporaneidade.

Aulas como essas permitem aos alunos ampliar seus conhecimentos do passado, assim como suas relações com o presente, além de os instrumentalizar para os exames que prestarão no final do Ensino Médio.