Saída pedagógica ao Museu da Educação e do Brinquedo
28 de maio de 2018
O brincar, forma como as crianças usam seu tempo ocioso e lidam com a “ludicidade” da vida, é um tema que desperta o interesse dos alunos, uma vez que trata de atividades da realidade próxima que conhecem e vivenciam.
A apropriação do tempo e dos lugares da vida cotidiana é um dos conteúdos do curso de História e Geografia do 2º ano, sendo abordado por meio da investigação de diferentes brincadeiras e brinquedos. Por esse motivo, os alunos realizaram uma saída pedagógica ao Museu da Educação e do Brinquedo, localizado na Cidade Universitária, com o objetivo de visitar a exposição “Cenas infantis”, da artista plástica Sandra Guinle. As esculturas, feitas em bronze, retratam brincadeiras infantis e puderam ser tocadas e movimentadas pelos alunos, estimulando assim o contato com a arte em um contexto lúdico.
O museu conta também com um acervo de brinquedos e jogos datados do início do século XX. Ao conhecer essas fontes históricas, os alunos puderam observar as formas de brincar em outros tempos e refletir sobre semelhanças e diferenças acerca do passado e do presente.
Registros desse evento podem ser apreciados abaixo.
Equipe Pedagógica do 2º ano da Escola Móbile