Só a brincar

28 de junho de 2017


Quando estiver montando blocos
Construindo casas, prédios, cidades
Não digam que estou só brincando
Porque, brincando, estou aprendendo
Aprendendo sobre o equilíbrio e as formas.

Quando me virem fantasiando
Fazendo comidinha, cuidando das bonecas
Não pensem que estou só brincando
Porque, brincando, estou aprendendo
Aprendendo a cuidar de mim e dos outros.

Quando estiver coberto de tinta
Ou pintando, ou esculpindo e moldando barro
Não digam que estou só brincando
Porque, brincando, estou aprendendo
Aprendendo a me expressar e a criar.
 

Quando estiver sentado
Lendo para uma plateia imaginária
Não riam e achem que estou só brincando
Porque, brincando, estou aprendendo
Aprendendo a me comunicar e a interpretar.

Quando estiver à procura de insetos no mato
Ou enchendo os meus bolsos com bugigangas
Não achem que estou só brincando
Porque, brincando, estou aprendendo
Aprendendo a prestar atenção e a explorar.

Quando estiver mergulhado num quebra-cabeça
Ou num jogo da escola
Não pensem que perco tempo brincando
Porque, brincando, estou aprendendo
Aprendendo a resolver problemas e a me concentrar.

Quando estiver cozinhando, provando comida
Não achem, porque estou gostando, que estou só brincando
Porque, brincando, estou aprendendo
Aprendendo a seguir instruções e a descobrir as diferenças.

Quando estiver pulando, saltando, correndo e me movimentando
Não digam que estou só brincando
Porque, brincando, estou aprendendo
Aprendendo como funciona o meu corpo.

Quando me perguntarem o que fiz hoje na escola
E eu disser que brinquei
Não me entendam mal
Porque, brincando, estou aprendendo
Aprendendo a trabalhar com prazer e eficiência
Estou me preparando para o futuro
Hoje, sou criança e o meu trabalho é brincar.
 

(Adaptação de poema de Anita Wadley)

E foi assim, pensando sobre o brincar e a sua importância para a criança, que pais e filhos da Educação Infantil passaram uma manhã de sábado bastante divertida na escola. Nela, puderam, juntamente com a equipe pedagógica da Móbile, compartilhar momentos prazerosos.

Foram várias as envolventes brincadeiras. As turmas do Infantil 4 e 5, por exemplo, divertiram-se com Mãe da Rua, Quadrado Furado e Morto-Vivo. Já os alunos do Infantil 2 e 3 vivenciaram momentos de alegria com Cada Macaco no seu Galho, Coelhinho Sai da Toca e Raio Laser.

No fim da manhã, num momento de congraçamento, praticaram Matroginástica, em que o trabalho coletivo foi fundamental, já que nessa atividade há o envolvimento dos pais e dos filhos.

Na volta para casa, todos estavam cansados, mas felizes, graças à manhã de brincadeiras e alegria. E que venha o próximo encontro!