Teatro como espaço de debate

26 de fevereiro de 2019


amor-profano-2019-768x512

Como parte da Agenda Cultural do Ensino Médio, a Móbile propõe aos alunos atividades fora da escola. Uma delas é a ida a peças de teatro seguidas por debates com os atores. O objetivo é formar um público espectador de teatro, que ganha novas referências para suas discussões, e fazer com que os alunos conheçam espaços que não frequentam em seu cotidiano. A aluna do 2º ano do Ensino Médio Laura Leon conta um pouco sobre como foi a experiência com o espetáculo Amor profano:

“No sábado [16/02], um grupo grande de alunos do Ensino Médio foi assistir à peça Amor profano, no Teatro Raul Cortez, e teve uma discussão com os atores [Vivianne Pasmanter e Marcello Airoldi] da montagem. A peça se passa em Israel e retrata a relação amorosa entre dois personagens que nasceram em uma comunidade judaica ortodoxa, Hannah e Zvi. Ela manteve-se ortodoxa por toda a vida, enquanto ele passou a questionar a religião, até tornar-se ateu e abandonar a comunidade. Essa divergência de crenças levou o casamento ao fim e à saída de Zvi da comunidade para viver em Tel Aviv. Vinte anos depois do divórcio, os dois voltam a se encontrar, quando seus filhos, de novos casamentos, se apaixonam.

A peça tem somente dois atores e retrata apenas dois encontros entre eles, mas se desenvolve nela uma história extremamente complexa, que envolve diversos personagens e acontecimentos. Além disso, ambos os personagens são extremamente empáticos e apresentam características nas quais os espectadores podem se enxergar, o que intensifica o envolvimento com a história. Por fim, trata também da intolerância que temos uns com os outros quando nossas crenças (tanto na religião quanto na falta dela) são questionadas – um tema extremamente atual.”