The egg drop challenge

29 de junho de 2018


No mês de abril, os alunos do 5º ano do Período Estendido fizeram uma “viagem” cultural à Itália. Dentro desse contexto, trabalharam o tema “Invenções” e aprenderam um pouco mais sobre Leonardo da Vinci, grande inventor e artista do século XV. Entre as invenções estudadas, vimos a “máquina de voar”, o “helicóptero” e o “paraquedas”.

designs

Máquina de voar                                                          Helicóptero                                                                        Paraquedas

 

Os alunos foram desafiados a desenvolver uma máquina para proteger um ovo de uma queda de cerca de dois andares.

Esse projeto é parte do conteúdo de STEM (Science, Technology, Engineering and Math), em que os alunos usam a língua inglesa como instrumento para navegar entre outras disciplinas e, assim, solucionar um problema proposto. Para isso, eles precisaram usar a estrutura linguística do Simple Past para descrever as etapas do experimento, como: “We added bubble wrap to protect the egg from the fall, but it didn’t work.”

O processo foi dividido em etapas. Primeiro, os alunos aprenderam um pouco mais sobre a vida de Leonardo da Vinci e suas criações. Em seguida, foram introduzidos ao projeto e seu objetivo final. Nesse momento, foi apresentada a lista de materiais que estavam à disposição dos alunos. A partir dela, realizaram um brainstorm coletivo para levantamento de hipóteses de possíveis soluções. Feito isso, havia chegado a hora de botar a mão na massa e começar a desenvolver o protótipo em grupos.

1

Planejamento incial

Durante todo esse processo, cada grupo teve de explicar, por meio de um desenho técnico, o que seria feito e quais materiais seriam utilizados. Ao selecionar os materiais, era necessário explicar o que os motivou a fazer tais escolhas: “We will attach the plastic bag to the string and wrap the egg with cotton.”

desenhos-tecnicos

Desenhos técnicos

 

Feito isso, montaram seus protótipos e fizeram o primeiro teste, durante o qual observaram e anotaram algumas informações, como o peso do ovo, tempo de queda e se o resultado foi positivo, ou seja, se o ovo estava intacto após a queda. A partir daí, puderam tirar algumas conclusões.

montagem-2

Construção do protótipo

 

No segundo dia, cada grupo utilizou as informações coletadas e as conclusões obtidas no primeiro teste para aprimorar o experimento e atingir um melhor resultado em um segundo teste. Nele, os grupos teriam um objetivo a mais: a invenção deveria cair dentro de uma área delimitada. Os alunos descreveram as melhorias que seriam feitas, podendo alterar apenas um material, caso quisessem. “We replaced the cotton for the bubble wrap because it’s lighter.” Então, repetimos o procedimento para o segundo teste, anotando também as informações que seriam relevantes para a obtenção de conclusões: “Did the second machine achieve a better result? Why?”

montagem-3

O experimento

 

montagem-44

Registro dos resultados

 

Foi uma experiência enriquecedora, em que os alunos usaram a língua inglesa para desenvolver habilidades de raciocínio lógico e trabalho em grupo. Também se divertiram muito sentindo o gosto de fabricarem e testarem um protótipo de concepção própria.

montagem-5

As engenhocas criadas