Tocha Olímpica
9 de junho de 2016
O ano de 2016 será marcado pelo maior evento esportivo do mundo: a Olimpíada. E, para nossa alegria, ela acontecerá aqui no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.
Um dos grandes símbolos olímpicos é a tocha, que é acesa meses antes do início do evento, no local dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, e segue para o país-sede, onde circula pelas cidades, em forma de revezamento, até um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos.
Você sabia que a tocha Rio 2016 foi concebida em apenas dois meses?
Essa e outras curiosidades também nos deixaram surpresos e encantados quando, para nossa satisfação, recebemos no auditório da Móbile, nos dias 16 e 20 de maio, Romy e Gustavo Chelles, designers idealizadores da tocha olímpica Rio 2016 e pais de alunos da Móbile.
Eles nos contaram que queriam algo inovador que pudesse expressar toda a força e imponência dos atletas ao chegarem aos seus limites, razão pela qual criaram a tocha com movimento. Quando ela está fechada, é toda branca; quando está aberta, seu gás é acionado, revelando cores e formas que remetem ao nosso país. Do solo brasileiro, passando pelo calçadão de Copacabana, pelas ondas do litoral e pelas matas, as cores vão se revelando até chegar ao dourado, que representa o Sol e o ouro olímpico.
No momento em que Romy e Gustavo abriram a tocha, a emoção das crianças foi tamanha que só se ouviam no auditório suspiros e aplausos da plateia.
Além de compartilharem com nossos alunos todo o processo de criação e os conceitos por trás de cada detalhe desse grandioso símbolo olímpico, o casal também nos trouxe os valores do trabalho colaborativo e a reflexão sobre a importância de ouvir a opinião do outro, mesmo que diferente da nossa.
O encantamento das crianças ao verem de perto esse símbolo olímpico e a oportunidade de terem essa história contada tão de perto e com tanta emoção foi muito gratificante e, com certeza, ficará marcado na memória de todos nós.