Um marco do documentário brasileiro

27 de setembro de 2019


Os alunos do Ensino Médio foram convidados a assistir ao documentário Cabra marcado para morrer, acompanhados da equipe de Geografia. O filme, que é considerado a obra-prima do diretor Eduardo Coutinho, marcou a história do cinema brasileiro. Sua produção, iniciada em 1962, foi interrompida dois anos depois e retomada apenas em 1981. Finalmente lançado em 1984, o documentário conta a história do assassinato de João Pedro Teixeira e da trajetória de Elizabeth Teixeira, líderes das ligas camponesas em Sapé, na Paraíba.

O documentário foi exibido integralmente. Em seguida, houve uma conversa, mediada pelos professores do Ensino Médio Maisa, Filipe e Daniel. Primeiramente, foram apresentados alguns esclarecimentos a respeito da história e das referências ao contexto. Depois, foram discutidas as mudanças e permanências entre o que foi retratado no filme e a realidade brasileira.

A exibição do filme foi uma oportunidade de reflexão e teve como objetivos a formação de público para documentários e a ampliação de biblioteca cultural. Além disso, é um esforço de aprofundamento do gênero, tendo em vista que o produto do Móbile na Metrópole, projeto do Estudo do Meio do 2º ano, é a produção de um documentário.