Um mergulho emocionante no estudo do universo

26 de junho de 2019


Somos feitos de poeira das estrelas. Esse é o tema de investigação que norteia as escolhas pedagógicas para os alunos do 5º ano na área de Ciências.

O primeiro trimestre deste ano foi repleto de indagações, pesquisas e muitas descobertas sobre o céu. Inicialmente, nossos alunos foram convidados a observá-lo em diferentes momentos do dia e a atentar para os corpos celestes que são visíveis a olho nu. Em seguida, com o auxílio do aplicativo Stellarium, foi possível fazer diferentes e apuradas observações, como, por exemplo, observar o céu em uma data, local e horário específico utilizando o recurso de zoom.

Buscando o protagonismo e a autonomia do estudante, por meio da metodologia ativa, os alunos vivenciaram estações de trabalho em que exploraram a movimentação da Terra em torno do Sol e da Lua em torno da Terra e chegaram à classificação de corpos celestes em luminosos e iluminados.

Nesse movimento de busca, os alunos produziram uma versão do jogo Perfil sobre os corpos celestes – disponível para download nos links abaixo –, em que a primeira etapa foi a busca bibliográfica de dados sobre determinados corpos celestes. Depois disso, coube a cada dupla de trabalho a elaboração de pistas que caracterizassem tais corpos. Habilidades como leitura, seleção de informações relevantes, síntese, persistência e flexibilidade permearam a execução desse trabalho. Ao final, o grupo recebeu o tabuleiro e os cards diagramados na própria escola pelo setor de Multimídia, para testar, avaliar e se divertir, aprendendo com o jogo criado.

Clique nos links abaixo para baixar:

Nesse momento do curso, os alunos foram desafiados a produzir, em grupos, um instrumento de observação do céu, juntamente com os pôsteres acadêmicos que fizeram para comunicar suas descobertas. Algumas etapas foram importantes para que o projeto tomasse forma: planejamento, elaboração de um croqui, lista de materiais, divisão de tarefas, e mão na massa para execução do projeto. Testes para verificar a eficácia do instrumento trouxeram, além da emoção de ver a própria produção em campo, a oportunidade de interação e cooperação entre os grupos, já que as experiências bem-sucedidas foram compartilhadas para o aprimoramento de todos os projetos. O mais importante deixou de ser a produção do meu grupo para ser a produção de toda a classe.

Para finalizar essa sequência de objetivos, recebemos a visita de dois astrônomos, Daiane Seriacop e Marcelo Soares Rubinho, doutorandos pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, para uma conversa instigante sobre os grandes marcos e últimos acontecimentos astronômicos. Em um bate-papo dinâmico, muito envolvimento e boas perguntas, fizemos uma “viagem” pelos observatórios situados em nosso planeta e em nossa galáxia. Nessa aventura, fomos até a Lua, a Marte, com direito a uma parada em um buraco negro.

As indagações sobre esse tema são muitas; as possibilidades investigativas, diversas. Como tudo isso começou? Qual é a origem do Universo? Como surgiu a vida na Terra? Muitas outras etapas de trabalho estão por vir. Continuem acompanhando as notícias estelares do 5º ano!