Um modo diferente de aprender Física

9 de novembro de 2017


Faz parte do programa de Física do 2º ano do Ensino Médio a Hidrostática. Aproveitando esse mote e com o objetivo de estudar o comportamento de diferentes corpos sob a ação da força de resistência do ar, realizamos uma visita pedagógica ao iFLY, centro de treinamento de paraquedistas.

Esse tipo de atividade é um importante recurso pedagógico por possibilitar tratar o mundo vivencial como elemento desencadeador da relação entre o conhecimento conceitual e o conhecimento aplicado. Dessa forma, é possível promover uma aprendizagem com resultados mais duradouros e efetivos – em outras palavras, uma aprendizagem mais significativa.

Antes de lançar alguns objetos no túnel de vento, os alunos realizaram a coleta de dados de diversas esferas, com diferentes massas e texturas. Os materiais foram, então, lançados no túnel e, em um painel no interior do simulador, foi possível obter a velocidade do vento. Com esses dados, os alunos puderam determinar o coeficiente de arrasto aerodinâmico, fator importante para determinar o comportamento dos corpos ao escoarem em um meio fluido como o ar.

Em seguida, os alunos conheceram a turbina, equipamento responsável pela movimentação do ar no túnel, e puderam conversar com especialistas sobre alguns aspectos importantes de seu funcionamento. Descobriram, por exemplo, de que maneira o ar dentro do túnel é resfriado.

Ao final da visita, alguns dos nossos alunos participaram de um voo simulado, observando em seus próprios corpos os efeitos da força de resistência do ar.

flyer-profissional-2