Um pouco de Basquiat e Arquitetura

18 de abril de 2018


Buscando sempre ampliar a biblioteca cultural de seus estudantes, a equipe docente da Móbile propõe saídas culturais que permitem o contato com diversas manifestações de arte e estimulam a reflexão e o estabelecimento de relações entre os saberes. Nesse intuito, as professoras Cristiane Siniscalchi (Estudos Literários) e Márcia Santos (História) acompanharam um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma visita à exposição das obras de Jean-Michel Basquiat no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

A localização do CCBB, no centro histórico de São Paulo, garantiu aos alunos a experiência de transitar pelas vias de pedestres que circundam a Rua da Quitanda e de observar a arquitetura histórica do prédio, construído em 1901 e preservado pelo Banco do Brasil. A partir do contato com essas estruturas urbanas, eles puderam dar continuidade ao aprofundamento de suas relações com a cidade, já desenvolvidas no ano anterior dentro do projeto Móbile na Metrópole.

Já no interior do museu, a observação das obras de Basquiat, intermediada pelos educadores da exposição, instigou os alunos a encontrar diálogos que já se estabelecem em sala de aula, que puderam ser expandidos a partir do contato direto com as pinturas, esculturas e colagens expostas. As vanguardas artísticas do século XX são objeto de estudo da disciplina de Estudos Literários, e as relações entre Artes Visuais, Literatura e História estão sempre presentes nas aulas; dessa forma, os pontos de contato entre o neoexpressionismo de Basquiat e os períodos literários e históricos estudados foram ressaltados pelos alunos nas discussões com os educadores do local, com as professoras e com os colegas. Eles também trouxeram para o debate elementos de seu próprio repertório, identificando referências à cidade de Nova York, à cultura pop e aos ícones dos anos de 1970 e 1980.

Frequentar essa exposição expandiu a visão de mundo dos estudantes – fazendo com que eles estabelecessem paralelos entre conteúdos e obtivessem mais uma evidência das interconexões do conhecimento e da cultura – e ofereceu mais um suporte ao conhecimento adquirido em sala de aula.

Luísa Domingues é assistente da Coordenação de Linguagens do Ensino Médio.