Uma Imersão na Física de Partículas
19 de abril de 2018
Nos dias 22 e 23 de março, três alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram da MasterClass 2018. Trata-se de um evento promovido pelo CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) no qual alunos de Ensino Médio de diversas escolas de São Paulo se reuniram no campus da UNESP da Barra Funda com o objetivo de entender um pouco mais sobre a Física de Partículas e o funcionamento do LHC (Large Hadron Collider), situado na fronteira entre a França e a Suíça.
A quinta-feira, 22/03, começou com um ciclo de quatro palestras sobre a Física de Partículas e sobre o LHC, o acelerador de partículas do CERN. Nelas, foram apresentados alguns conceitos importantes desse campo da Física, como as partículas elementares e seus decaimentos, bem como o funcionamento da detecção de partículas e a obtenção, processamento e análise dos dados realizada no LHC, que levam à descoberta de novas partículas. No período da tarde, foi promovido um rodízio de atividades, dentre as quais se destacaram experimentos de óptica e a observação de uma câmara de nuvens, um dispositivo que permite a observação dos raios cósmicos que estão constantemente passando por nós.
O segundo dia do evento, sexta-feira, teve início com uma atividade de análise de dados reais do CERN. Distribuídos em duplas, os alunos puderam vivenciar parte do trabalho de um pesquisador da Física de Partículas por meio do estudo desses dados. Os resultados obtidos foram comparados, por meio de uma videoconferência, com jovens de diversos países, como Lituânia, Suíça e Turquia. Ainda nessa videoconferência, esteve presente a professora Freya Blekman, que atua como pesquisadora no CERN. Ao final do dia houve outro rodízio de atividades, entre elas a visita ao GridUnesp, centro de processamento e armazenamento de dados da universidade que também atua como unidade de processamento para o CERN.
A visita possibilitou o contato dos alunos com o trabalho de um pesquisador na área das Ciências da Natureza, tendo como panorama a Física de Partículas. Sobre o evento, os alunos afirmaram que, “apesar de não retratar o estilo de todas as formas de pesquisa, pudemos ter uma ideia geral sobre a atuação nessa área, e a interação internacional mostra como a ciência é universal e inspiradora para todos. Foi uma experiência incrível que nos ensinou muito não só sobre Física, mas também sobre o dia a dia do trabalho com pesquisa”.
Gabriel Schwartz, Gabriela Penna Peres e Henrique e Henrique Formigoni Morais são alunos do 3º ano do Ensino Médio.