Viciado em jogos e internet… eu?

29 de outubro de 2020


O curso de Biologia, no Ensino Médio, discute como a dependência de substâncias como açúcar, café ou determinadas drogas está relacionada com o nosso cérebro, mais especificamente com o nosso sistema de recompensa, que incentiva a busca da repetição de comportamentos prazerosos. Em aula, os alunos do 2º ano examinam as consequências fisiológicas comuns ao uso de tais substâncias e debatem a forma como lidamos socialmente com diferentes vícios.

A abordagem do tema, neste ano, despertou questionamentos sobre vícios comportamentais. Uma atividade prazerosa pode ser viciante? Esse vício é semelhante ao vício em substâncias? Quais são os efeitos provocados por esse vício? Como posso saber se estou viciado em uma atividade?

Para ampliar o conhecimento do tema, convidamos a Dra. Ivelise Fortim Campos, professora de Psicologia e Tecnologia de Jogos Digitais da PUC-SP, para conversar com os alunos de 1º e 2º ano do Ensino Médio. Nesse encontro, a especialista apresentou diferentes vícios comportamentais, os possíveis diagnósticos para vícios em atividades, os principais sintomas e tratou, ainda, de conflitos éticos, geracionais e sociais relacionados a eles.

Além de responder às questões dos alunos, a Dra. Ivelise Fortim propôs novas reflexões sobre o uso que fazemos da internet, jogos, redes sociais, entre outras tecnologias.