Visita ao Insper

29 de março de 2014


Os alunos da Móbile visitaram as instalações do Insper e foram recebidos  pelo coordenador do curso de Economia, que descreveu os cursos de Economia e Administração oferecidos pela instituição, mostrando aos alunos as respectivas grades curriculares e ressaltando as diferenças entre os dois cursos.

Os destaques nessa apresentação foram:

  • as características gerais dos cursos e das aulas, bem como o que a Escola espera dos alunos. Segundo o coordenador, o forte nas aulas são as discussões de casos reais, o que requer dos alunos preparação prévia para as aulas e participação ativa durante os debates.
  • a infraestrutura física da escola: todas as salas de aula têm configuração de arena, os alunos se sentam em semicírculo, em mesas nas quais eles instalam seus notebooks (obrigatório a todos os alunos), inclusive com acesso à rede; essa estrutura favorece a participação dos alunos nas discussões, de modo que todos possam interagir; o professor assume um papel de mediador.
  • o apoio ao estudante no planejamento de sua carreira acadêmica: pelas próprias características dos cursos, muito maleáveis e com muitas opções de matérias eletivas, os alunos contam com o suporte dos professores e de um mecanismo interno da Escola que os orienta na condução de seus cursos, de acordo com seus anseios. Esse apoio também tem como objetivo aumentar as chances de sucesso dos profissionais que se formam na Escola.
  • as atividades extracurriculares: o Insper proporciona várias oportunidades para seus alunos nesse sentido. O Diretório Acadêmico e a Associação Atlética reúnem os estudantes em torno de interesses comuns. Já na Empresa Júnior, os alunos podem experimentar a sensação de trabalhar em projetos de consultoria, antecipando as experiências profissionais.

Durante uma volta para conhecer as instalações do Insper, tais como as salas de aula, a biblioteca e a Empresa Júnior, a impressão que ficou foi muito boa. Os alunos relataram que, com a visita, puderam ter mais certeza quanto à sua escolha profissional, positiva ou não, para Economia e Administração.