Visita ao Sabor de Fazenda

2 de julho de 2018


Do que precisamos para sobreviver? De onde vêm os alimentos? Essas foram as primeiras perguntas tratadas no curso de Ciências Naturais do Infantil 4 que nortearam todo o processo de aprendizagem ao longo do semestre.

Depois de um percurso que proporcionou a investigação dos próprios hábitos alimentares, a montagem de uma horta e a elaboração de uma engenhoca para irrigar essa horta aos finais de semana, visitamos o Sabor de Fazenda, um espaço de pesquisa com muitas plantas, flores e bichos de jardim.

De início, a saída pedagógica ajudou a organizar o conhecimento e as experiências vividas até então. Os alunos viram de perto o cuidado necessário para o cultivo de uma horta e investigaram quais animais vivem nela. Fizeram experiências sensoriais nos canteiros de ervas aromáticas, visitaram a sementeira e acompanharam o passo a passo do crescimento das plantas, desde a germinação até a colheita.

Essa saída também foi um disparador para uma nova investigação: quais animais vivem numa horta? Agora, a exploração trouxe para frente do palco os pequenos animais. Com os olhos atentos e com as mãos na terra, os alunos desbravaram o próprio medo e a insegurança e se divertiram ao ver minhocas, tatuzinhos-de-jardim, piolhos-de-cobra e centopeias que passearam em muitas mãos e antebraços.

O dia terminou com as crianças fazendo o plantio de um cheiroso manjericão italiano que levaram para casa.

Esse foi só o início de muita investigação. À frente, outras pesquisas os aguardam: “Como são os animais de jardim?”, “Que movimento fazem?”. Cenas do próximo ciclo de investigação na escola.