Visita à Pinacoteca enriquece o olhar artístico dos alunos do Infantil 4

2 de dezembro de 2016


Os museus guardam a história, e visitá-los nos possibilita entender quem somos e saber mais sobre o mundo em que vivemos. Além disso, é um espaço educativo não formal que contribui muito para a produção de conhecimento.

O museu escolhido para a nossa visita foi a Pinacoteca do Estado de São Paulo, um dos mais importantes do Brasil. Seu lindo edifício, construído em 1900, abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira.

Quando contamos às crianças sobre essa saída pedagógica, todas ficaram muito animadas. Contudo, o trabalho começou dias antes, quando conversamos sobre a maneira adequada de nos portarmos em um museu: andar devagar, falar baixo e, nessa situação específica, usar apenas a visão, pois nessa exposição a proposta era não interagir com as obras de arte, apenas observá-las.

Frequentar exposições é algo enriquecedor que deve ser incentivado para que se torne um hábito, visto que a arte nos permite aguçar a percepção e a imaginação, enriquecer nossa leitura de mundo e de tudo que nos cerca e ampliar nosso repertório cultural.

Nessa visita, nossas crianças tiveram a possibilidade de desenvolver um olhar atento a todo o entorno. Ao chegarem ao local, ficaram impressionadas com o lugar, o tamanho do prédio e a escadaria de acesso. Já em seu interior, os olhares de admiração só aumentavam. Os alunos caminhavam entre as obras e tudo o que viam era motivo para comentários. Guiados pelos monitores, atentos, apreciaram diversas obras de autorretratos e pinturas de natureza-morta. Além dos quadros, ficaram encantados com as esculturas expostas.

“Ideias, intuição, imagens, mobilização interna, novas significações. A arte é possibilidade de estabelecer relações – troca de percepções e reflexões, compartilhadas no tempo/espaço da experiência, implica a construção individual e coletiva dos sentidos.”

(Stela Barbieri, artista plástica, educadora e curadora do Educativo da Fundação Bienal de São Paulo.)