Vivência do Curso Opcional de Fotografia

14 de dezembro de 2016


Sábado de manhã, sol querendo sair e nosso convite aos alunos de se aventurarem numa zona completamente diferente. A experiência, uma novidade para muitos deles, envolveu uma produção artesanal, enriquecendo as aprendizagens na área da Fotografia, além de processos de captação e revelação de imagens.

Os alunos do Curso Opcional de Fotografia foram convidados a se aventurarem por meio do olhar. Olhares cuidadosos, pensamentos criativos, e desconstrução para a construção de um ciclo completo. Da escolha de materiais, seleção de instrumentos, às escolhas de paisagens, os jovens vivenciaram todo o processo de captação de imagem, unindo a montagem do equipamento e a revelação do material coletado.

Nossos alunos, ao longo das aulas do curso, construíram uma câmera “pinhole”. Com toda a atenção, garantiram as emendas bem seladas e o funcionamento desses instrumentos de forma cuidadosa. Durante essa construção, eles estudaram o processo de captação de imagem, aprenderam sobre a forma de manusear o papel fotográfico em uma câmara escura e sobre o uso de químicos para o procedimento de revelação de fotos.

No dia da nossa vivência, trouxeram suas “pinholes” e puderam explorar o espaço escolar e arredores, buscando captar e registrar aquilo que escolhiam observar. Por meio da experiência de revelação, foram identificando e reajustando o tempo de exposição de imagem de forma a não “estourar” a foto.

Sem dúvida, a parceria dos pais foi mais um ponto alto desse projeto.

Convidamos você, leitor, a se aproximar um pouco dessa manhã de sábado por meio da apreciação dos registros a seguir.