What is it made of?
26 de junho de 2018
Aprender a identificar, nomear e classificar o mundo que nos cerca em outra língua pode ser uma tarefa bastante divertida. Esse mundo foi apresentado aos alunos do Infantil 5 da Móbile Integral por meio da observação dos objetos que os rodeiam, na sala de aula, na escola e em casa: mas, afinal, do que são feitos esses objetos?
Essa pergunta norteou o tema Toys and Games, estudado nas aulas de Inglês. O processo começou pelas propriedades do ‘paper’: as crianças dançaram sobre uma folha de jornal e sobre um papelão, para comparar a resistência desses materiais, e fizeram aviões com diferentes papéis para descobrir que nem todos voavam bem e que nem todos esses suportes se dobravam facilmente. Em seguida, as crianças procuraram os objetos de madeira da sala de aula. Nessa brincadeira, elas aprenderam vocabulário e estruturas como ‘It’s a pencil made of wood’, ‘It’s cold’, ‘It’s stiff’, ‘It’s flexible’, ‘It’s soft’ e compararam esses materiais a ‘metal’, ‘plastic’, ‘glass’, ‘fabric’, ‘wool’ and ‘rubber’. Além de brincar com ‘marbles’ e jogar ‘Jenga’, as crianças fizeram patchwork, colagem e pintura com lã, que virou arte no corredor. O despertar da consciência ecológica também não ficou de fora, porque elas aprenderam que papel, madeira e borracha vêm das árvores e que tecidos vêm de plantas e animais.
O resultado desse processo foi o jogo What is it made of?, apresentado às famílias em um encontro que marcou mais um momento do brincar, dessa vez em inglês. E é no brincar, esse contexto comunicativo real e muito próprio da infância, que as crianças aprendem muito mais do que Inglês: por meio de outra língua, elas aprendem a colaborar e a estreitar seus laços de amizade, compreendendo que o mundo tem outras formas e jeitos que nos possibilitam experimentar e vivenciar novas possibilidades e descobertas.
Assista aos vídeos para conferir os eventos realizados com o Infantil 5.