XIII Sábado Cultural – Ampliando Movimentos e Possibilidades
3 de outubro de 2016
O ser humano, para aprender, precisa sentir, pensar e agir.
Tudo o que sentimos, pensamos e executamos passa pelo corpo, fazendo com que este seja o principal instrumento de qualquer transformação.
Olhar para o desenvolvimento infantil é observar aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais e culturais de uma criança. Desde o nascimento (até mesmo no período da gestação) e durante a infância, toda conquista é uma evolução.
Os primeiros anos escolares têm como prioridade ajudar a criança a ter uma percepção adequada de si mesma, para que tome consciência de seu corpo e compreenda suas possibilidades e limitações reais, localizando-se no tempo e no espaço, de modo que adquira novas competências motoras. A criança busca experiências em seu próprio corpo, organizando seu esquema corporal.
Olhar para o desenvolvimento de cada criança considerando suas características particulares é fundamental; afinal, estão todos se desenvolvendo, cada um à sua maneira e a seu tempo.
É por meio do brincar que a criança se reconhece, se expressa, conhece e explora o mundo à sua volta. Brincando, ela coloca seu corpo em ação para descobrir os espaços e se organizar neles da melhor forma possível, criando uma base psicomotora sólida, na qual outras aprendizagens mais complexas irão se apoiar. Cada conquista favorece novas percepções sensoriais e propicia novas experiências.
Dessa forma, a criança vai se descentrando e criando outras possibilidades observadas nas condutas classificatórias, no uso da linguagem, na organização espaço-temporal, nas brincadeiras e na relação com seus pares.
E foi essa a proposta do XIII Sábado Cultural, em que pais puderam compartilhar e vivenciar, ao lado de seus filhos, algumas atividades bastante simples, mas que, ao serem realizadas, propiciam grande desenvolvimento psicomotor.
Por meio de atividades como pendurar roupinhas no varal, rosquear tampas, entrar e sair de uma grande teia de aranha, enfiar um pequeno arame encapado nos furinhos de um escorredor de macarrão, desenhar em planos diferenciados ou mesmo brincar de batata quente ou bingo de cores usando pregadores, as crianças puderam trabalhar o fortalecimento da musculatura de dedos, o movimento de pinça, a coordenação visomotora, movimento rotatório, flexibilidade, trabalho com mais de uma variável, coordenação motora fina, entre outras habilidades.
Nos pátios da escola, todos os presentes podiam brincar acertando argolas no alvo, percorrendo o caminho secreto de bambolês, levando uma bola por um labirinto ou ainda tocando belas canções no piano tátil.
E assim, ampliando os movimentos e suas possibilidades, mais um Sábado Cultural chegou ao fim! Ou melhor, deu início a novas possibilidades de movimento para pais e filhos!