XIV Sábado Cultural – Percepções Sensoriais
26 de setembro de 2017
Por meio de nossos sistemas sensoriais, percebemos nosso corpo e todo o ambiente à nossa volta. Primeiramente, sentimos; em seguida, percebemos. Por fim, discriminamos (reconhecemos as diferenças e semelhanças entre estímulos e percepções) e realizamos uma mediação entre o sentir e o pensar.
As experiências e vivências sensoriais são “alimento” para o cérebro, visto que têm a função de organizar as sensações do próprio corpo e do mundo, de forma a ser possível o uso eficiente do corpo no ambiente. Por serem de fundamental importância, essas experiências e vivências sensoriais devem fazer parte da rotina infantil e podem acontecer nos mais diversos ambientes: casa, escola, parques, clubes etc.
Essas e tantas outras brincadeiras sensoriais são base para os pensamentos e atos mais complexos que emergem do brincar cotidiano, tornando-se fundamentais para o desenvolvimento infantil.
Pensando nisso, o tema escolhido para o XIV Sábado Cultural foi “Percepções Sensoriais”.
Nos dois sábados em que o evento aconteceu, organizamos toda a escola em espaços sensoriais, cada um com uma proposta especialmente escolhida e elaborada para aflorar um ou mais sentidos.
Assim, entre esses espaços, tivemos a sala do tapete tátil, visitada por pais e alunos do Infantil 2 ao 4. Nela, o visitante, descalço, tinha a possibilidade de caminhar por diferentes texturas (grama, folhas secas, pedras de rio, areia, água, tecido de algodão) e perceber as mais diversas sensações que cada elemento provocava ao entrar em contato com a pele.
Na sala do resgate de animais, pais e alunos do Infantil 2 ao 4 tinham a missão de salvar pequenos bichinhos mergulhados em potes com gelo, cereais, creme de barbear ou bolinhas de gel.
Nossos pequenos detetives do Infantil 2 e 3, auxiliados por seus pais, participaram de um desafio olfativo. Um jogo da memória no qual precisavam encontrar os pares de bonequinhos de meia com o mesmo aroma. Essa não foi uma tarefa fácil, mas eles deram conta!
Em outro espaço, as crianças de 4 e 5 anos e seus pais foram convidados a entrar no mundo da fantasia e, por meio de uma deliciosa história contada por suas professoras, tiveram seus sentidos aguçados, assim como sua imaginação.
Para estimular a audição, preparamos o espaço do bingo auditivo, em que as crianças do Infantil 2 e 3 e seus pais foram desafiados a discriminar os diferentes sons produzidos pelos animais. Já as crianças do Infantil 4 e 5 e suas famílias precisavam discriminar sons do nosso cotidiano para vencer esse emocionante jogo. Foram disputas acirradas!
O espaço mais requisitado pelos alunos do Infantil 5 certamente foi a sala de sensações: um espaço totalmente escuro, com paredes repletas de texturas e sensações diversas, estimulando os sentidos e percepções.
As equipes de Inglês da Escola Móbile e do Período Estendido não poderiam ficar de fora. Prepararam a atividade Turtle shell para aguçar percepções sensoriais relacionadas ao tato, à audição e à visão. Nela, os alunos e seus familiares eram ativamente envolvidos no desenvolvimento de uma história interativa e, ao final, eram convidados a registrar sua participação por meio de uma pintura coletiva!
Num espaço mais reservado, tínhamos as salas de relaxamento e massagem, para todas as famílias da Educação Infantil. Nelas, por meio de penas, saquinhos com água, bolinhas de borracha e outros materiais, os filhos tinham a oportunidade de massagear seus pais e, em seguida, os pais podiam massagear seus filhos, numa troca afetuosa e cheia de significado.
Nos pátios da escola, uma variedade de atividades livres também favorecia a exploração dos sentidos: os painéis auditivos e os sensoriais, o túnel sensorial (sensação do pátio coberto) e o cubo sensorial.
A pintura olfativa, com tinta aquarela em diferentes aromas, oferecida no pátio aberto, também foi muito apreciada por todos os visitantes.
Nas oficinas, as crianças, com seus pais, produziram sachês de ervas aromáticas como forma de guardar um pouquinho de tudo o que foi sentido, percebido e discriminado nesse evento. Agora, cada vez que pegarem o saquinho e sentirem seu aroma, lembrarão os momentos que viveram aqui.