13 reasons why (Os 13 porquês) – Série do NETFLIX

17 de maio de 2017


Temos percebido o alcance que a série em questão tem atingido no universo daqueles que tem acesso a ela, geralmente, através do aplicativo/programa NETFLIX.

Com classificação etária para adolescentes de 16 anos, a série 13 reasons why (baseada em um livro de mesmo nome) trata da temática do suicídio, sua suposta construção e do bullying, ao longo das narrativas de seus protagonistas.

É imperativo que tenhamos cuidado e acompanhemos os conteúdos que as crianças têm acessado nas mídias e na internet. Temos observado na escola que esta série é motivo de conversas em alguns grupos de alunos.

Considerando a temática complexa da série, disponibilizamos aqui alguns artigos e avaliações de especialistas, para que entendamos melhor esta produção, seus desdobramentos, equívocos e acertos na abordagem do tema, partindo de olhares diversos:

 

Pablo Villaça – crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.

http://cinemaemcena.com.br/critica/filme/8367/os-13-porqu%C3%AAs

 

Diário de Pernambuco – Psiquiatra faz 13 alertas sobre a série 13 Reasons Why, da Netflix

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2017/04/10/internas_viver,698536/psiquiatra-faz-13-alertas-sobre-a-serie-13-reasons-why-da-netflix.shtml

 

Pais devem acompanhar filho e discutir série ’13 Reasons Why’

Karen Scavacini – psicóloga e coordenadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio

http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,pais-devem-acompanhar-filho-e-discutir-serie-13-reasons-why,70001734002

 

 13 reasons why’ vira alvo de polêmica e levanta a questão: como a ficção deve abordar o suicídio

http://extra.globo.com/tv-e-lazer/13-reasons-why-vira-alvo-de-polemica-levanta-questao-como-ficcao-deve-abordar-suicidio-21189589.html

 

Médicos se preocupam com retrato de suicídio em série da NETFLIX

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/04/1874810-medicos-se-preocupam-com-retrato-de-suicidio-em-serie-da-netflix.shtml

 

Precisamos refletir sobre o acesso das crianças aos conteúdos disponibilizados nas diversas mídias e o necessário acompanhamento para que questões complexas e de forte apelo emocional não sejam absorvidas de maneira distorcida. E, até mesmo, considerando a faixa etária das crianças e adolescentes, é necessário avaliar se certos temas são ou não pertinentes ao universo dos mesmos.