4th Grade Expeditions

18 de setembro de 2020


O terceiro bimestre no 4º ano do Período Estendido começou bastante animado. Já adaptados aos recursos do Móbile Virtual e às aulas síncronas, os alunos iniciaram o bimestre com o estudo sobre diferentes meios de transporte ao redor do mundo. Eles puderam discutir sobre os meios de transporte mais tradicionais, os mais interessantes e os mais diferentes também.

Após aprenderem sobre os meios de locomoção, os estudantes também entraram em contato com os diferentes tipos de paisagens encontradas pelo mundo. A partir desse input, foram introduzidos ao conceito da palavra expedição, que foi o fio condutor para o projeto deste bimestre: 4th Grade Expeditions.

Esse tema despertou a curiosidade das crianças e fez com que todas estivessem muito engajadas nas atividades e nas aulas também. Antes de embarcarem nas expedições pelo mundo, elas aprenderam quais os tipos de equipamentos e objetos devem ser levados nas expedições e quais variáveis devem ser consideradas para realizá-las.

De “malas prontas”, os alunos seguiram por inúmeras aventuras, passando por canyons, desertos, vulcões, cavernas e até por zonas polares. Aprenderam também sobre algumas comunidades e sobre o trabalho voluntário feito por algumas instituições. Além disso, “fizeram” expedições científicas que englobaram descobertas e dados muito importantes sobre cada local, como o trabalho de campo realizado pelos cientistas no Alaska. Em cada encontro, uma nova descoberta!

A cada aula, uma das crianças contava sobre uma experiência própria. Essa foi também uma maneira de todos praticarem suas habilidades comunicativas, pois as crianças, seguindo um roteiro, mencionavam alguns aspectos da viagem e respondiam às perguntas de seus colegas, como “Where did you go?”, When?”, “I went to Brotas when I was 6 years old”, “What did you take with you?”, “I took my clothes, a suitcase and some electronics with me”, “Who did you go with?”, “I went there with my family”, “What was the most exciting/dangerous thing you did?”, “I camped there!”.

 Todos os alunos se mostraram cada vez mais interessados e sensibilizados com o tema. Eles se desenvolveram muito no aprendizado do idioma!

Professores do 4º ano do Período Estendido