The Three Little Pigs
5 de outubro de 2016
“Little pig, little pig! Open the door and let me in!” Ao contarmos uma história bem conhecida em língua inglesa, com o suporte de variados objetos – como rolinhos de papel higiênico, caixas de papelão e brinquedos da sala de aula –, procuramos aguçar a imaginação dos alunos e, assim, contribuir para que novas associações sejam incorporadas ao seu repertório linguístico. Foi assim que os alunos do Infantil 4 mergulharam no universo do conto “The Three Little Pigs”.
A partir da envolvente narração da história, os alunos foram convidados a investigar por que a casa de tijolos não caiu quando o Lobo soprou forte, como aconteceu com as outras. A investigação resultou numa atividade de Ciências em que, por meio de um divertido experimento, os alunos criaram hipóteses sobre peso e resistência dos materiais com que os porquinhos construíram suas casas.
Reproduzindo o que o Lobo Mau faz na história, testamos assoprar a palha, a madeira, as paredes e outros brinquedos e objetos da sala de aula. Por meio da exploração desses objetos, os alunos apontaram as diferenças e características dos materiais. Quando as professoras fizeram perguntas como: “So, is the straw light or heavy? Is it a strong or a weak material?”, os alunos responderam “Light!” ou “It’s weak!”. Em seguida, em uma proposta de Artes, fizeram uma colagem das casas dos porquinhos usando os diferentes materiais.
Por fim, organizamos uma plateia e um cenário para que os alunos escolhessem um papel da história e representassem uma cena. Assim, com a ajuda da professora, os alunos brincaram de teatro e se divertiram muito repetindo as falas dos personagens, como: “Little pig, little pig! Open the door and let me in!”, como diz o Lobo, ou “No, no, no! Not by the hair of chinny chin chin!”, como os porquinhos. Ao final, aplaudimos muito nossos pequenos atores! Compartilhamos com as fotos abaixo alguns momentos especiais dessas atividades.