Projeto Conviver Melhor 2016 – 6° ao 9° ano
29 de agosto de 2016
Em 2016, o Projeto Conviver Melhor promoveu um amplo debate com os alunos com o intuito de responder à pergunta: Como vamos conviver?
A presença de espaços de discussão que possibilitam confronto de ideias, apresentação de diversos pontos de vista e levantamento de soluções ajuda cada um de nós a refletir sobre as consequências das escolhas que fazemos.
Propiciar uma situação de circulação de ideias é condição essencial para a realização do projeto. Nesse sentido, é papel do professor criar um ambiente de troca que acolha e favoreça as diferentes posições. Assim, o discurso dos participantes, em vez de julgado ou rebatido, é colocado como ponto de partida para reflexões, análises e tomada de consciência. Argumentos precisam ser colocados no sentido de termos posições pautadas na razão e menos na emoção.
Neste ano, discutimos a convivência social considerando as relações que estabelecemos no espaço escolar e que promovem:
- a igualdade ou desigualdade de direitos;
- a inclusão de todos ou a exclusão de alguns;
- a presença ou não de abuso de poder de um grupo sobre o outro;
- o uso produtivo ou desrespeitoso das novas mídias.
A proposta de discussão tinha como objetivo final elaborar um documento que explicitasse as ações e/ou atitudes que valorizamos e aquelas que repudiamos.
Etapas do Projeto
1ª etapa: Utilizando diferentes estímulos (vídeos, poemas, entrevistas, curta-metragem, tirinhas, charges, gráficos), os alunos, em grupos formados por representantes de todas as séries e com a mediação do professor, foram desafiados a refletir sobre diversos aspectos que regulam uma convivência pautada em princípios éticos. Questões que orientaram o debate:
- Pensar sobre os medos que nos ameaçam quando fazemos parte ou não de um grupo.
- Em situações de constrangimento ou desrespeito, as pessoas (o alvo, o autor, os espectadores) sentem o quê?
- Pessoas que assistem a uma situação de desrespeito, de violência física ou verbal e não se envolvem/posicionam (riem?).
- O incômodo que a presença da diferença nos provoca.
- Por que desqualificamos aqueles que são diferentes do nosso padrão?
- Qual o objetivo em excluir alguém? O que você sente e o que o outro sente?
- Pensar sobre a necessidade que temos de exercer poder sobre o outro.
- Que vantagens temos quando constrangemos alguém?
- O que pode ocorrer com as pessoas quando as rotulamos?
- As mídias precisam ser utilizadas de maneira responsável.
Essas e outras questões levantadas pelos alunos direcionaram o debate e promoveram reflexões e conclusões a respeito do que valorizamos e repudiamos nas nossas relações de convivência. Os alunos foram estimulados a registrar o que foi discutido. Em uma etapa posterior, nas próprias classes dos alunos, as discussões partiram desse registro.
2ª etapa: Cada classe se reuniu e os alunos que participaram em diferentes agrupamentos na etapa anterior socializaram as conclusões do debate. Essa socialização objetivou afinar pontos de vista, realizar esclarecimentos e tratar possíveis discordâncias. Elaborou-se um documento por classe, que teve como finalidade apresentar como podemos conviver de maneira saudável e respeitosa. Nesse encontro, foram escolhidos dois representantes – um menino e uma menina –, que tiveram a incumbência de apresentar as propostas de sua classe numa assembleia realizada, por série, no auditório.
3ª etapa: Depois de realizadas assembleias no auditório, os grupos acordaram pontos considerando ações/atitudes que valorizamos e repudiamos em nosso convívio social.
Este projeto pretende se estender por todo o ano letivo. No final do primeiro semestre, esses grupos retomarão essas discussões para avaliar condutas e práticas, realizar ajustes e promover novas reflexões a respeito da nossa convivência.
Segue o link para a divulgação feita no site com os documentos construídos por cada série do ensino fundamental II.