Cotidiano Escolar – 2009

5 de abril de 2009


O início do ano é sempre um momento importante e propício para que possamos estabelecer, com toda a comunidade escolar, as bases sobre as quais o nosso cotidiano se sustentará. Em outras palavras: quais são nossos direitos e deveres, quais são as nossas expectativas na convivência do dia-a-dia e como podemos nos comprometer para que a escola seja um espaço saudável e produtivo para todos.

Tarefa ambiciosa e necessária. Se fizermos uma lista com todas as regras que organizam a escola e tivermos a expectativa de que, ao apresentá-las aos alunos e alunas, elas serão facilmente acatadas e cumpridas, com certeza iremos nos expor a um erro estratégico. Sem dúvida, algumas regras gerais de funcionamento são imprescindíveis e impossíveis de serem negociadas; outras, porém, precisam de uma avaliação por parte dos alunos. Podem ser melhoradas, transformadas, bem como conquistarem uma adesão maior por parte do conjunto de alunos.

Dessa forma, iniciamos o ano propondo aos alunos uma avaliação das regras que foram estabelecidas em 2008. O que funcionou? O que deve ser revisto? Partimos daquilo que já havia sido construído pelos alunos em 2008. Da mesma forma como procedemos no ano passado, fizemos uma composição de grupos com alunos dos 6os e 7os anos e dos os 8os e 9os anos. Em conjunto com professores e funcionários, os vários temas foram discutidos. Posteriormente, nas aulas de OE, apresentamos as conclusões a que chegaram os vários grupos de discussão. A 3ª etapa do trabalho, ainda a ser realizada, constará da produção de alguns informes publicitários baseados nas regras que foram elaboradas e discutidas pelos alunos.

Acompanhe as conclusões que foram produzidas pelos grupos do 6º e 7º ano:

Entrada e saída da escola – Grupo 1
Como podemos colaborar para uma saída rápida e segura?

  • Aluno atento ao chamado (sem ouvir i-pod).
  • Aguardar no térreo, em frente à recepção.
  • Ficar concentrado para a saída. Deixar as brincadeiras e fazer combinados para ir à casa do amigo com antecedência.
  • Solicitar que os pais cheguem após 12h50.
  • Ser ágil para pegar materiais no armário, não impedindo a circulação dos colegas pelos corredores.

Armários – Grupo 2
Como cada um pode utilizar o armário de forma segura?

  • Procurar o responsável pela faxina, quando o cadeado estiver travando, para passar óleo.
  • Não divulgar a sua senha.
  • Assim que chegar à escola, organizar o material da 1ª e 2ª aula na mochila e o material da 3ª e 4ª aula no armário.
  • Deixar a mochila com o material da 3ª e 4ª aula dentro do armário antes de ir para o recreio.
  • Colocar livros e cadernos em pé para poder ver de quais matérias são.
  • Colocar o cadeado dentro do armário enquanto pega o material.
  • Colocar o horário da sua série na porta do armário.
  • Só usar ímã ou massinha no armário.
  • Não deixar resto de lanche no armário.
  • Procurar a Cristina ou o Gonçalo, quando o cadeado estiver travado, para passar óleo.
  • Não divulgar e não perguntar a senha ao colega.

Escadas e corredores – Grupo 3
Como poderemos pensar em um trânsito dos alunos pelos corredores e pelas escadas com agilidade e evitando tumulto?

  • Não ficar parado no corredor, conversando ou esperando o colega.
  • Esperar a entrada na sala próximo das escadas e da sala de coordenação.
  • Não deixar material ou mala nos corredores.
  • Dar preferência a quem sai da sala.
  • Abrir os armários apenas nos horários combinados – entrada e hora do recreio.
  • Evitar permanecer no corredor aguardando a entrada para a sala de aula; utilizar as extremidades: as escadas e a frente das salas da coordenação.
  • Tomar cuidado ao andar pelos corredores, observando se há pessoas, lixo ou material no caminho.
  • Direção do fluxo: próximo à parede no sentido banheiro → biblioteca e próximo ao armário sentido biblioteca → banheiro.
  • Rapidez para pegar o material. Decorar a senha do armário.
  • Trocar o material na segunda aula.
  • Organizar-se para a próxima aula. Avisar o professor 5 minutos antes do término da aula.
  • Não fazer grupinho de alunos, usando o deck e as extremidades dos corredores.
  • Pedir licença para passar.
  • Mochila de rodinha deve estar atrás ou na frente da pessoa ao descolar-se no corredor.
  • Mochila no colo para quem usa o armário de baixo e em cima do armário para quem usa o armário de cima.

Conservação das salas – Grupo 4
Como podemos fazer para manter os bens coletivos?

  • Não use a carteira como caderno.
  • Jogue o lixo no lixo, respeitando o cesto azul de papel reciclado.
  • Rasgue o papel antes de colocá-lo para reciclar.
  • Não deixe lixo no chão nem embaixo da carteira.
  • Não rabisque a carteira.
  • Não colocar lixo no “bate-carteira” e nem riscá-lo.
  • Limpar a mesa com álcool diariamente.
  • Respeitar o mural, as fotos e outros materiais presos no mural.
  • Deixar cadeira e mesas limpas ao sair da aula.
  • Respeitar os combinados do Projeto de Convivência.

Uso das quadras – Grupo 5
Como podemos utilizar as quadras e garantir a participação de todos? Como podemos ter um clima gostoso e de diversão sem violência ou desrespeito?

  • Montar uma comissão especial para discutir o rodízio.
  • Elaborar cartazes publicitários que estimulem o jogo respeitoso e sem violência.
  • Elaborar cartazes que descrevam as regras das quadras. Não é necessário fazer cartazes que estimulem o jogo sem violência.
  • Regra de expulsão por violência deve continuar.
  • Reservar um dia para queimada.
  • Alunos de outras salas podem assistir aos jogos nas quadras da Visconde, Diogo e Araguari.
  • A bola deve ser entregue para o responsável ao toque do primeiro sinal.
  • Colocar os rodízios nos murais das salas.
  • Montar comissões de 6º e 7º ano com uma menina e um menino de cada sala.

Organização do material pessoal – Grupo 6
Qual a melhor maneira de organizar o material no armário? Como podemos ser ágeis na retirada e guarda do material?

  • Dar prioridade para o material escolar.
  • Colocar etiquetas no caderno para facilitar a identificação do material.
  • Deixar o caderno da matéria com o livro, um do lado do outro.
  • Organizar o material para as duas últimas aulas antes de sair para o recreio ou voltar antes do final do recreio.
  • Procurar a melhor disposição dos livros e cadernos para que sua mochila possa caber no armário.
  • Deixar sempre o armário organizado: evitar fichas e livros soltos e fora de ordem, agasalhos e resto de lanches.
  • Organizar o material do dia seguinte.
  • Separar o material da disciplina com elástico ou pasta em posição vertical.
  • Quem costuma chegar em cima da hora deve levar o material do dia seguinte para casa.
  • Só trazer para o armário os livros de leitura na data solicitada.
  • Guardar no armário celular e IPOD ou outros objetos de valor.
  • Para fixar avisos no interior dos armários, usar apenas ímã ou massinha Pritt.

Entrada e saída da sala de aula – Grupo 7
Mudaremos de sala quatro vezes por dia. Como nós – alunos e professores – podemos nos organizar para que esse fluxo seja ágil?

  • Não fazer grupinho de conversa na frente da porta.
  • Esperar todos saírem para entrar na sala.
  • Entrar o mais rápido possível, evitando ficar no corredor.
  • Os alunos esperam no final do corredor, próximos à sala em que terão aula.
  • Liberar a saída dos alunos em pequenos grupos (por exemplo, por fileira).
  • Para entrar na sala, esperar encostado na parede ou no final dos corredores ou deck.
  • Sair da sala já sabendo seu destino.
  • Não esperar amigos na porta para irem juntos para a próxima aula.

Cuidado com os bens pessoais – Grupo 8
Não temos mais uma sala fixa para deixar nossos pertences. Como podemos nos organizar para evitar perdas de nossos objetos pessoais?

  • Deixar a mochila no armário ou no mochilódromo.
  • Sempre colocar nome em todo seu material.
  • Durante a troca de classe, verificar embaixo da carteira se há material esquecido.
  • Guardar no armário aquilo que para você tem valor.
  • Não trazer para a escola um objeto que para você seja precioso ou frágil.
  • Caso encontre um objeto de outra pessoa, entregá-lo para um professor ou deixá-lo na sala da coordenação.
  • O grupo G8 se compromete a fazer um cartaz alertando os colegas para colocar nome no material (cadernos, livros, agenda etc.).
  • Acompanhe as conclusões que foram produzidas pelos grupos do 8º e 9º ano:

Elevadores – Grupo 1
Como fazer uso do elevador de forma adequada?

  • Não entrar com bebida.
  • Falar baixo no elevador.
  •  O funcionário é o responsável pelo bem-estar de todos no elevador. Sua fala deve ser respeitada imediatamente. Quem não atendê-la deverá sair do elevador.

Armários – Grupo 2
Como cada um pode utilizar o armário de forma segura?

  • Lembrar de fechar o armário e o cadeado.
  • Não deixar alimentos no armário.
  • Não jogar lixo debaixo do armário.
  • Não deixar material sobre os armários.
  • Evitar ficar sentado ou deitado na frente dos armários.
  • Atender ao pedido de licença de quem quiser mexer no armário.

Circulação e permanência nos corredores e escadas – Grupo 3
Como poderemos pensar em um trânsito dos alunos pelos corredores e pelas escadas com agilidade e evitando tumulto?

  • Aumentar o tempo para a circulação entre as aulas que ocorrem nos laboratórios e Sala de Artes – 5 mim.
  • Procurar não sentar no corredor, na frente dos armários, da sala das coordenadoras, dos elevadores e do bebedouro, principalmente na entrada, após as 7h45min, e no final do recreio.
  • Quando houver muita gente na frente do elevador, deve-se subir de escada. E, ao descer, sempre dar preferência à escada.
  • Respeitar a regra que manda o aluno que terminou a prova descer após guardar seu material no armário.

Conservação das salas e corredores – Grupo 4
Como podemos fazer para manter os bens coletivos?

  1. Contribuir com a limpeza de salas e corredores, jogando no lixo papéis e demais materiais já usados e mantendo as paredes sem riscos ou outras marcas de sujeira.
  2. Nesse sentido, ter especial atenção com os armários, evitando esquecer objetos pessoais sobre eles, não deixando que o lixo se acumule debaixo deles e tendo cuidado com as frestas pelas quais livros e papéis podem escorregar.
  3. Nas salas de aula, conservar as carteiras, mantendo-as limpas e sem riscos, prestar atenção ao usar tesouras e compassos, não colocar chicletes debaixo da mesa ou do assento e não arrancar ou riscar as etiquetas.
  4. Para evitar riscos nas carteiras, pedir folhas de rascunho nas provas quando for necessário.
  5. Nas salas-ambiente, colaborar com a manutenção de equipamentos e materiais comuns, evitando, por exemplo, riscar dicionários e outros livros, tendo cuidado ao puxar as cortinas e prestando atenção aos ventiladores em funcionamento.
  6. Conservar os murais e os cartazes, não tirando as tachinhas que os prendem e tomando cuidado para não furar os painéis com instrumentos pontiagudos.
  7. Manter a limpeza dos banheiros, jogando nos cestos o papel higiênico e o papel toalha usados, não deixar a pia excessivamente molhada e, principalmente no caso dos meninos, não sujar o chão.

Entrada e saída da sala de aula – Grupo 5
Mudaremos de sala quatro vezes por dia. Como nós – alunos e professores – podemos nos organizar para que esse fluxo seja ágil?

  • Os alunos devem entrar pela porta da frente e sair pela de trás, e o professor deve garantir que isso ocorra.
  • Em salas de porta única, como a de Espanhol, quem estiver fora da sala tem que esperar com paciência a saída dos alunos.
  • Ao chegar à escola, deve-se pegar o material da 1ª e 2ª aula e, no recreio, pegar o da 3ª e 4ª aula.
  • Os professores devem deixar a porta aberta na entrada e na saída de cada aula.
  • O material deve ser organizado antes ou durante o primeiro sinal.
  • Chegar no horário certo da 1ª aula é responsabilidade dos pais ou da carona. Já na 3ª aula, o aluno é o responsável. Mas também o professor pode ser o responsável, pois pode ter esquecido a porta fechada, ter liberado mais tarde.
  • Não fazer tumulto no corredor, ou seja, não é para haver grupinhos conversando e atrapalhando os outros.
  • Usar os armários APENAS na hora de chegar e no recreio.
  • Para as aulas de Educação Física, Artes e Línguas, se o elevador estiver lotado, usar a escada; os professores darão um minuto a mais.
  • Ir para a aula de Educação Física com a roupa certa.
  • Cuidados com os bens pessoais – Grupo 6
  • Não temos mais uma sala fixa para deixar nossos pertences. Como podemos nos organizar para evitar perdas de nossos objetos pessoais?
  • Não deixar papel solto no armário de cima, pois ele pode cair no armário de baixo.
  • Pensar no que é realmente necessário trazer para a escola quanto a objetos pessoais; quando trazê-los, deixá-los na mochila, que será carregada durante o dia.
  • Ninguém deve mexer no armário ou na mochila do outro, mas, para evitar perdas, cada um deve cuidar de seus pertences e não trazer objetos de valor para a escola.
  • Colocar etiqueta com o nome do aluno nos materiais da escola.

Cantina – Grupo 7
Como utilizar a cantina de maneira organizada, garantindo o bom funcionamento?

  • Respeitar as filas da cantina na hora de comprar.
  • Entrar na fila em vez de pedir ao amigo para comprar.
  • Agilizar as filas tendo seu pedido pronto ao passar no caixa.
  • Observar se as filas do 6º e 7º ano estão menores e, se estiverem, passar os alunos do 8º e 9º para estas filas.
  • É necessário que haja duas pessoas no atendimento dos caixas.
  • Conservar as mesas utilizadas para lanche e almoço limpas.
  • Comprar os tickets antes do recreio para agilizar as filas.
  • Colocar um cartaz com essas novas regras na cantina.

Entrada e saída da escola – Grupo 8
Como podemos colaborar para uma saída segura e rápida?

  • Combinar um horário de saída com os pais.
  • Ficar atento à chegada do responsável na baia.
  • Não pedir para o responsável dar “outra voltinha”, pois complica o fluxo da baia.
  • Não permanecer na rampa para aguardar a chegada do carro, mas, sim, no pátio, para não atrapalhar o fluxo das pessoas.
  • O aluno deve já ter se despedido do responsável que o traz à escola e estar com a mochila no colo ou em um lugar de fácil e rápido acesso, para não demorar ao sair do carro e entrar na escola.
  • O aluno deve pedir para o responsável que o traz de carro não formar fila dupla nem furar a fila para a baia.
  • Evitar sentar no último degrau da escada próximo à baia.
  • Não atravessar a baia para evitar confusões.