Cotidiano Escolar – 2008
5 de abril de 2008
Vivemos na escola inúmeras experiências que podem desenvolver a construção de capacidades relacionadas ao saber conviver. “Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.” (Lodi e Araújo, 2007)
A coexistência de necessidades individuais e coletivas dentro do ambiente escolar nos traz questões fundamentais, que resultam em escolhas que repercutirão na qualidade de nossa convivência coletiva.
A presença de espaços de discussão que possibilitam confronto de idéias, apresentação de diversos pontos de vistas e levantamento de soluções ajuda cada um de nós a refletir sobre as conseqüências das escolhas que fazemos.
Viver essas questões em situações concretas orientou a elaboração de dois projetos para o recomeço do nosso ano. Para os 6os e 7os anos, foi colocado o desafio de estabelecer as regras de convivência para o prédio novo. Para os 8os e 9os anos, a questão era ajustar a nova convivência com o grupo ingressante – o 8º ano.
Diante de questões-problema, os alunos, professores e funcionários, organizados em comissões mistas, passaram a discutir e levantar as soluções para cada uma delas. O trabalho das comissões resultou num documento comum, que foi lido por todos e ajustado quando alguma questão suscitava mais discussão.
COTIDIANO ESCOLAR: TEMOS UM PRÉDIO NOVO (6º e 7º ano)
Finalizamos o projeto com a elaboração e apresentação de cartazes publicitários, cuja função foi divulgar as soluções e estimular o cumprimento dos combinados.
Veja como exemplo um dos documentos elaborados e alguns cartazes publicitários.
Propostas e orientações elaboradas pelas comissões no dia 13 de fevereiro
Entrada e saída da escola
Como podemos colaborar para uma saída segura e rápida?
– Aluno atento ao chamado (sem ouvir i-pod).
– Aguardar no térreo, em frente à recepção.
– Ficar concentrado para a saída. Deixar as brincadeiras e fazer combinados para ir à casa do amigo com antecedência.
Armários
Como cada um pode utilizar o armário de forma segura?
– Elaborar as regras e orientações.
– Procurar a Jaqueline, quando o cadeado estiver travando, para passar óleo nele.
– Não divulgar sua senha.
– Assim que chegar à escola, organizar o material da 1ª e da 2ª aula na mochila e o material da 3ª e da 4ª aula no armário.
– Deixar a mochila com o material da 3ª e da 4ª aula dentro do armário antes de ir para o recreio.
– Colocar livros e cadernos em pé para poder ver de quais matérias são.
– Colocar o cadeado dentro do armário enquanto pega o material.
– Colocar o horário de sua série na porta do armário.
– Só usar ímã ou massinha no armário.
– Não deixar resto de lanche no armário.
Circulação – escadas e corredores
Como poderemos pensar em um trânsito dos alunos pelos corredores e pelas escadas com agilidade e evitando tumulto?
– Não ficar parado no corredor, conversando ou esperando o colega.
– Esperar a entrada na sala próximo das escadas e da sala de Coordenação.
– Não deixar material ou mala nos corredores.
– Dar preferência a quem sai da sala.
– Abrir os armários apenas nos horários combinados – entrada e hora do recreio.
– Evitar permanecer no corredor aguardando a entrada para a sala de aula; utilizar as extremidades: as escadas e a frente das salas da Coordenação.
Conservação das salas
Como podemos fazer para manter os bens coletivos?
– Não usar a carteira como caderno.
– Joguar o lixo no lixo, respeitando o cesto azul de papel reciclado.
– Rasguar o papel antes de colocá-lo para reciclar.
– Não deixar lixo no chão nem embaixo da carteira.
– Não rabiscar a carteira.
– Não colocar lixo no “bate-carteira” nem riscá-lo.
Uso das quadras
Como podemos utilizar as quadras garantindo a participação de todos?
Como podemos ter um clima gostoso e de diversão, sem violência ou desrespeito?
– Montar uma comissão especial para discutir o rodízio.
– Elaborar cartazes publicitários que estimulem o jogo respeitoso e sem violência.
Organização do material pessoal
Qual a melhor maneira de organizar o material no armário?
Como podemos ser ágeis na retirada e guarda do material?
– Dar prioridade para o material escolar.
– Colocar etiquetas no caderno para facilitar a identificação do material.
– Deixar o caderno da matéria com o livro, um do lado do outro.
– Organizar o material para as duas últimas aulas antes de sair para o recreio ou voltar antes do final do recreio.
– Procurar a melhor disposição dos livros e cadernos para que sua mochila possa caber no armário.
Entrada e saída da sala de aula
Mudaremos de sala quatro vezes por dia. Como nós – alunos e professores – podemos nos organizar para que esse fluxo seja ágil?
– Não fazer grupinho de conversa na frente da porta.
– Esperar todos saírem para entrar na sala.
– Entrar o mais rápido possível, evitando ficar no corredor.
– Esperar no final do corredor, próximos à sala em que terão aula.
Cuidado com os bens pessoais
Não temos mais uma sala fixa para deixar nossos pertences. Como podemos nos organizar para evitar perdas de nossos objetos pessoais?
– Deixar a mochila no armário ou no mochilódromo.
– Sempre colocar nome em todo seu material.
– Durante a troca de classe, verificar embaixo da carteira se há material esquecido.
– Guardar no armário aquilo que para você tem valor.
COTIDIANO ESCOLAR: uso e cuidado Dos bens pessoais e coletivos (8º e 9º ano)
Os alunos dos 8º e 9º anos observaram e fizeram uma análise dos espaços ressaltando as mudanças positivas que já haviam notado e discutiram sobre o que ainda precisava ser melhorado.
O passo seguinte foi a elaboração de uma faixa confeccionada conjuntamente por alunos dos 8os e 9os anos num processo que evidenciou que a cooperação, o respeito e a aceitação entre grupos é o caminho para despertar a percepção de que pequenas alterações individuais são fundamentais para mudanças que refletem numa melhoria no uso do espaço comum e, conseqüentemente, na convivência.
Veja o documento elaborado e a faixa confeccionada pelos alunos.
Propostas e orientações elaboradas pelas comissões no dia 13 de fevereiro
Elevadores
Como fazer uso do elevador de forma adequada?
– Fazer silêncio dentro do elevador.
– Não comer nem beber no elevador.
– Para subir um andar ou descer dois, usar as escadas.
– Respeitar o sentido de subida ou descida.
– Aguardar que as pessoas saiam antes de entrar no elevador.
– Entrar no elevador com respeito.
– Respeitar o limite de pessoas por viagem.
– Atender e respeitar as instruções dos funcionários que trabalham nos elevadores.
– Colocar faixa na frente dos elevadores e aguardar atrás dela. Respeitar a abertura e o fechamento das portas.
Armários
Como cada um pode utilizar o armário de forma segura?
Elaborar as regras e orientações.
– Manter sigilo sobre sua senha.
– Embaralhar a senha para manter a segurança.
– Usar apenas ímãs nos armários.
– Não sentar na frente dos armários a partir das 7h45.
Circulação – escadas e corredores
Como poderemos pensar em um trânsito dos alunos pelos corredores e pelas escadas com agilidade e evitando tumulto?
– Manter a passagem livre para a circulação das pessoas.
Conservação das salas e corredores
Como podemos fazer para manter os bens coletivos?
– Jogar papel no lixo.
– Manter as carteiras limpas.
– Usar folha de rascunho nas provas.
Uso das quadras
Como podemos utilizar as quadras garantindo a participação de todos?
Como podemos ter um clima gostoso e de diversão, sem violência ou desrespeito?
– Modalidade: futebol.
– Times fixos – cada aluno deverá estar inscrito em apenas um time.
– Tempo de jogo: 3 minutos ou 2 gols.
– 8º ano: 2as e 3as-feiras.
– 9º ano: 4as e 5as-feiras.
Entrada e saída da sala de aula
Mudaremos de sala quatro vezes por dia. Como nós – alunos e professores – podemos nos organizar para que esse fluxo seja ágil?
– Pegar o material da 1ª e da 2ª aula antes de entrar na 1ª aula.
– Pegar o material da 3ª e da 4ª aula na hora do recreio.
– Arrumar o material na sala e não no corredor.
– Aguardar o horário de entrada e saída das aulas, pois a sala é um ambiente de trabalho dos alunos e do professor.
– Entrar e sair das salas pelas portas indicadas.
– Ao acabar uma prova ou sondagem, é obrigatório descer para o subsolo (SS).
Cuidados com os bens pessoais
Não temos mais uma sala fixa para deixar nossos pertences. Como podemos nos organizar para evitar perdas de nossos objetos pessoais?
– Colocar nome completo e ano nos cadernos, livros e agenda.
– Deixar no armário os bens pessoais de valor (ipod, celular, dinheiro) e só levar para a aula o material a ser usado. Se preferir guardar objetos de valor na mochila, sempre transportá-la com você.
– Ao encontrar um objeto perdido, levá-lo para os “achados e perdidos” ou para o funcionário do andar no recreio, a fim de não atrapalhar a aula.
– Ao perder um objeto, dirigir-se ao funcionário do corredor e só depois aos “achados e perdidos” em horário fora de aula (secretarias da Diogo e da Araguari – somente para roupas).
– Conservar material para o próprio uso e para, no final do ano, trocar ou doar os livros.
– Nenhum material pode ser deixado no banco do corredor.
– Guardar o material e bens pessoais dentro do armário.
Cantina
Como utilizar a cantina de maneira organizada, garantindo o bom funcionamento?
– Respeitar as filas da cantina para a compra.
– Agilizar as filas, tendo o seu pedido pronto ao passar no caixa.
– Evitar filas, comprando seu ticket com antecedência.
– Evitar conversar próximo às filas ou à área de retirada dos lanches.
– Conservar as mesas utilizadas para lanche e almoço limpas.
– Organizar a retirada do lanche em filas demarcadas.