On a farm

10 de outubro de 2018


Ao retornarem das férias de julho, os alunos do Infantil 3 entraram em contato com o tema Farm Animals. Com o objetivo de despertar a curiosidade das crianças, foi lançada a elas a pergunta Why don’t we have animals in our classroom? Assim, alguns animais de plástico foram trazidos à sala de aula. Respondendo à pergunta Where do they live?, as crianças fizeram a classificação dos animais em três grupos: os marinhos, os selvagens e os da fazenda. Os alunos criaram então um local especial para colocar os animais deste último grupo e começaram a interagir com o universo “on a farm”.

Por meio da música “Old MacDonald Had a Farm”, iniciaram-se as explorações do ambiente da fazenda. Cenários, brinquedos, livros e vídeos foram disponibilizados como suporte para a compreensão e a internalização do conteúdo linguístico durante as brincadeiras. Depois de terem selecionado os animais sobre os quais gostariam de aprender, as crianças foram expostas às características e particularidades de cada um deles: pig, cow, horse, duck, hen e sheep.

Para que os alunos pudessem pensar e criar hipóteses sobre a comunicação e sobre a alimentação desses animais, foram feitas perguntas como How does the cow go? e What do they eat? Os alunos descobriram também que, dentro do ambiente da fazenda, cada animal tem preferência por um tipo de espaço. A partir disso, entraram em contato com diferentes texturas, como a da lama dos porcos ou a da grama dos cavalos.

Nesse clima de descoberta e diversão, foram apresentadas histórias como “Jack and the Beanstalk” e “Gingerbread Man”, que proporcionaram o desenvolvimento das atividades de jardinagem e culinária.

No decorrer dessa aventura, as crianças manifestaram interesse e entusiasmo, verbalizando suas preferências e descobertas sobre esse universo em falas como “I like this sheep”, “I want two cows, please”, “They go mooo” e “I don’t like mud”.

Confiram alguns desses momentos nas fotos abaixo.

Equipe do Infantil 3 do Período Estendido