A Better World
18 de dezembro de 2019
Ao aprender sobre as características geográficas de países localizados em diferentes continentes do mundo, os alunos do 3º ano as relacionaram com questões ambientais e passaram a discutir sobre a poluição nos rios e nas cidades e sobre o uso abusivo de plástico nas embalagens. Partindo da preocupação com as atitudes do ser humano em relação ao planeta, trouxeram também questões associadas ao preconceito, racismo, diferenças sociais e, principalmente, a violência em nosso país.
Os alunos então assistiram a um vídeo sobre uma americana de 12 anos, chamada Meghan Morgan, voluntária em um programa desenvolvido para crianças com necessidades especiais dentro de sua escola. O vídeo proporcionou um momento de reflexão significativo para eles, sensibilizando-os para o fato de que, com simples atitudes, é possível agregar muitas coisas positivas para o próximo e para o meio em que se vive e, com isso, fazer de nosso planeta um mundo melhor.
Surgiu, então, a pergunta “What would you do to make the world a better place?” [O que você faria para tornar o mundo um lugar melhor?]. Ao buscar soluções, eles se expressaram com ideias como “I would clean the rivers by removing the trash from them”; “I would end violence/pollution”; “I would take care of the environment”; “I would ask people to be more kind, gentle and respectful with one another.” Todas as ideias levantadas foram colocadas em um grande mapa de ações positivas compartilhado com o grupo.
Inspirados pelas atitudes positivas que elencaram, cada aluno criou o seu próprio país e, ao responder a perguntas como “What’s your country like?”, “What does the flag look like?”, “What places can you visit there?”, “What language do people speak there?” ou “What do they eat?”, produziu um shutter book – pequeno livro cujas páginas são abertas em camadas – com suas características principais.
Essa experiência, além de contribuir para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, levou os alunos do 3º ano a desenvolver mais empatia entre si, demonstrando curiosidade sobre os países idealizados pelos colegas e respeito às diferenças.
Professoras do 3º ano do Período Estendido