A magic trick!

5 de novembro de 2018


Durante a imersão no mundo do circo, os alunos do Infantil 5 exploraram algumas personagens e suas habilidades, entre elas o mágico e seus truques.

Norteados pela metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Math), que disponibiliza recursos para que os alunos desenvolvam princípios de Física, Química e Biologia com liberdade criativa, e permeados pela Matemática, os alunos foram postos diante de alguns componentes − silicone glue, boric water, baking soda, green paint −, além de dois elementos que, a princípio, não foram nomeados. 

Após serem questionados − “What do you think we will make?” − e observarem atentamente os componentes, os alunos começaram a reconhecer alguns que são utilizados para o preparo de slimes, brinquedo atualmente muito popular entre eles.

As ideias começaram a surgir, “have an idea!”, “think it’s slime!”, e os componentes foram colocados em ordem de acordo com as indicações dos alunos: “This is the first one”, “This is the second one”“This is the third one”,  enquanto, empolgados, eles colocavam a mão na massa, “I want to help!”, “I want to mix it!”, “Pass it on, please!”. E, quando a slime estava finalmente pronta, outro desafio surgiu.

Alternando entre o olhar científico e a magia do universo circense, as professoras disseram:“I can make a magic trick, I can make it move!” E,como num passe de mágica, a slime se mexeu sem que ninguém a tocasse! Aqui estava outro desafio, pois, como todos sabemos, por trás de todo truque de mágica existe um segredo − “What is the secret?”

Para solucionar a questão, os alunos manipularam mais uma vez os componentes utilizados e conversaram um pouco mais sobre eles: textura, peso, cor. O foco passou a ser o suposto “glitter” − um dos componentes que não tinham sido nomeados a princípio − e um pedaço de metal que a professora segurava. Ao testar a aproximação dos dois elementos, eles perceberam que se atraíam e, então, iniciaram mais uma roda de conversa:“Can I ask a question?”, “Can I say something?”.

Após algumas reflexões e intervenções, concluiu-se que o componente secreto que havia sido misturado na slime era metal em pó, e que, portanto, o segundo elemento secreto − o metal que a professora segurava − era um ímã poderoso o suficiente para mover a slime.

 Todos puderam ser mágicos e mágicas, e ainda praticaram o inglês: “I can make a magic trick!”,“I can make it move!”, “I can’t make it disappear!”, “I can make it!”, “Can I try it?”.

De maneira divertida e inteligente, as crianças driblaram os questionamentos com respostas científicas e desenvolveram também competências que a metodologia STEAM promove, como autonomia, curiosidade, sociabilidade, perseverança e senso crítico, tão importantes para o sucesso individual e em sociedade.

Professoras do Infantil 5 do Período Estendido