Alunos de 2º a 5º ano do EF participam do “Projeto Segurança na Internet”

21 de abril de 2014


O trabalho de formação dos nossos alunos dentro de princípios éticos e de cidadania envolve ações em diversos âmbitos comportamentais e atitudinais, incluindo o uso responsável da internet. Esse tema passou a fazer parte das discussões nas aulas semanais de Orientação Educacional dos alunos de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental.

Durante os debates, muitas questões e dúvidas surgiram, como o tempo adequado de uso do computador e sites apropriados para cada faixa etária.

Diante da importância do tema, os alunos responderam a um questionário cuja finalidade foi obter dados para formar um perfil de usuário dos alunos da Móbile. As questões apresentadas foram:

  1. Você tem computador no quarto?
  2. Você usa a webcam?
  3. Quanto tempo você fica no computador? (Até 1 hora?; De 1 a 2 horas?;  Mais de 2 horas?)
  4. Quais programas /jogos você acessa? O resultado dessa pesquisa (clique aqui), apresentado às classes pelas coordenadoras, norteou as reflexões sobre como promover maior qualidade ao uso da internet e resguardar as crianças de danos e riscos eventuais. O envolvimento de todos foi tão significativo que, como resultado, cada classe produziu, junto com o professor, uma cartilha sobre como navegar na internet com segurança.

Cartilhas

2º ano           A | B | C | D | E


3º ano           A | B | C | D | E


4º ano           A | B | C | D | E


5º ano           A e B | C | D | E


A próxima etapa do projeto consistiu em convidar pai e mãe (ou responsável) a responder uma pesquisa sobre o uso da internet com o objetivo de enriquecer as atividades propostas aos alunos na Móbile e favorecer a reflexão sobre o assunto no ambiente familiar. A pesquisa, por meio eletrônico, envolveu as seguintes questões:

  1. Seu(sua) filho(a) tem computador no quarto?
  2. O computador de seu(sua) filho(a) é de uso exclusivo dele(a)?
  3. Seu(sua) filho(a) faz uso de webcam?
  4. Você sabe quanto tempo, por dia, seu(sua) filho(a) passa diante do computador? Se sim, selecione: até 30 minutos, de 30 minutos a 1 hora; de 1 a 2 horas, mais de 2 horas.
  5. Você tem conhecimento do tipo de conteúdo que seu(sua) filho(a) acessa? Se sim, nomeie.
  6. Você instalou alguma ferramenta de controle de navegação no computador de seu(sua) filho(a)? Se sim, nomeie.
  7. Seu(sua) filho(a) possui perfil em rede social?
  8. Você conhece as pessoas com quem seu(sua) filho(a) se relaciona na internet?
  9. Seu(sua) filho(a) disponibiliza dados pessoais na internet (telefones, escola em que estuda, endereço pessoal etc.)?
  10. Qual tipo de tecnologia você disponibiliza a seu(sua) filho(a)? (Celular com câmera fotográfica e filmadora; celular com câmera fotográfica, filmadora e acesso à internet; celular habilitado só para contato telefônico; computador móvel; computador fixo; tablet.)
  11. A partir de que idade seu(sua) filho(a) começou a utilizar a internet?
  12. Quais são suas preocupações em relação ao uso que seu(sua) filho(a) faz da internet?

Os pais responderam à pesquisa, cujos resultados podem ser vistos aqui: 2º ano – 3º ano – 4º ano – 5º ano

Além de contribuir para a formação dos nossos alunos, esse projeto abriu um diálogo importante cuja participação de pais e alunos promoveu maior conhecimento sobre as formas responsáveis de uso da tecnologia.

Mas o projeto não se encerra aqui. Novas ações continuarão a ser planejadas no sentido de engajar a equipe docente, os pais e alunos na reflexão sobre valores morais, cientes de que a cidadania se constrói com disposição para praticar ações responsáveis.