Alunos de 2º a 5º ano do EF participam do “Projeto Segurança na Internet”
21 de abril de 2014
O trabalho de formação dos nossos alunos dentro de princípios éticos e de cidadania envolve ações em diversos âmbitos comportamentais e atitudinais, incluindo o uso responsável da internet. Esse tema passou a fazer parte das discussões nas aulas semanais de Orientação Educacional dos alunos de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental.
Durante os debates, muitas questões e dúvidas surgiram, como o tempo adequado de uso do computador e sites apropriados para cada faixa etária.
Diante da importância do tema, os alunos responderam a um questionário cuja finalidade foi obter dados para formar um perfil de usuário dos alunos da Móbile. As questões apresentadas foram:
- Você tem computador no quarto?
- Você usa a webcam?
- Quanto tempo você fica no computador? (Até 1 hora?; De 1 a 2 horas?; Mais de 2 horas?)
- Quais programas /jogos você acessa? O resultado dessa pesquisa (clique aqui), apresentado às classes pelas coordenadoras, norteou as reflexões sobre como promover maior qualidade ao uso da internet e resguardar as crianças de danos e riscos eventuais. O envolvimento de todos foi tão significativo que, como resultado, cada classe produziu, junto com o professor, uma cartilha sobre como navegar na internet com segurança.
Cartilhas
A próxima etapa do projeto consistiu em convidar pai e mãe (ou responsável) a responder uma pesquisa sobre o uso da internet com o objetivo de enriquecer as atividades propostas aos alunos na Móbile e favorecer a reflexão sobre o assunto no ambiente familiar. A pesquisa, por meio eletrônico, envolveu as seguintes questões:
- Seu(sua) filho(a) tem computador no quarto?
- O computador de seu(sua) filho(a) é de uso exclusivo dele(a)?
- Seu(sua) filho(a) faz uso de webcam?
- Você sabe quanto tempo, por dia, seu(sua) filho(a) passa diante do computador? Se sim, selecione: até 30 minutos, de 30 minutos a 1 hora; de 1 a 2 horas, mais de 2 horas.
- Você tem conhecimento do tipo de conteúdo que seu(sua) filho(a) acessa? Se sim, nomeie.
- Você instalou alguma ferramenta de controle de navegação no computador de seu(sua) filho(a)? Se sim, nomeie.
- Seu(sua) filho(a) possui perfil em rede social?
- Você conhece as pessoas com quem seu(sua) filho(a) se relaciona na internet?
- Seu(sua) filho(a) disponibiliza dados pessoais na internet (telefones, escola em que estuda, endereço pessoal etc.)?
- Qual tipo de tecnologia você disponibiliza a seu(sua) filho(a)? (Celular com câmera fotográfica e filmadora; celular com câmera fotográfica, filmadora e acesso à internet; celular habilitado só para contato telefônico; computador móvel; computador fixo; tablet.)
- A partir de que idade seu(sua) filho(a) começou a utilizar a internet?
- Quais são suas preocupações em relação ao uso que seu(sua) filho(a) faz da internet?
Os pais responderam à pesquisa, cujos resultados podem ser vistos aqui: 2º ano – 3º ano – 4º ano – 5º ano
Além de contribuir para a formação dos nossos alunos, esse projeto abriu um diálogo importante cuja participação de pais e alunos promoveu maior conhecimento sobre as formas responsáveis de uso da tecnologia.
Mas o projeto não se encerra aqui. Novas ações continuarão a ser planejadas no sentido de engajar a equipe docente, os pais e alunos na reflexão sobre valores morais, cientes de que a cidadania se constrói com disposição para praticar ações responsáveis.