Alunos do 1º ano conhecem alguns aspectos da cultura irlandesa

12 de maio de 2016


No mês de março, dando continuidade ao projeto Around the world, o 1º ano do Período Estendido conheceu animais, músicas, instrumentos musicais e danças típicos de vários locais do mundo. Curiosas e interessadas, as crianças tentavam adivinhar a origem de cada elemento novo apresentado, perguntando “Is it from the United States?” ou “Where is it from?”, nomeando países em língua inglesa e conhecendo sua posição no globo terrestre.

Durante esse trabalho, integrando conteúdos linguísticos e conhecimento de mundo, exploramos elementos da cultura irlandesa em uma atividade que culminou com uma oficina de dança e música, em um momento de grande interação e demanda comunicativa. Aproveitando os talentos da nossa equipe, convidamos a Profª. Cláudia Amorim e o Prof. Paulo Rodrigues para compartilharem suas habilidades artísticas em uma apresentação surpresa de flauta e sapateado irlandês!

No início do trabalho sobre a Irlanda, localizamos esse país no globo e, por meio de vídeos e fotos, os alunos exploraram suas paisagens, identificando elementos em frases como “I can see rocks, green mountains and a lot of sheeps”; descreveram o clima, observando imagens e dizendo “It’s cold and rainy”; e perceberam a relação entre o clima e as vestimentas, elaborando suas conclusões em frases como “They wear coats because it’s very cold”. Falamos sobre as pessoas – “They have red hair and freckles” – e, em comentários como “They speak very fast!”, os alunos notaram a forma de falar dos irlandeses e aprenderam a dizer “Olá!” no difícil idioma gaélico irlandês: Dia duit!”

A visita às cidades e aos costumes irlandeses por meio de fotos também nos deu a chance de elaborar ideias em contraste com a nossa realidade ao falarmos sobre as casas, a vida escolar e a alimentação nesse outro país. Partindo de perguntas como “Do they live in a house or an apartment?”, “Is it a big city?”, “Are there buildings in this area?”, “Are there trees?”, “What do they eat in Ireland?”, as crianças exploraram algumas cenas irlandesas e, em nossas conversas, notaram que usamos formas diferentes quando falamos sobre nós e sobre eles, elaborando frases como “We eat rice and beans”; “They eat cheese and seafood”. “We live in a big city”; “They live in the country”. Nessa “viagem”, as crianças ficaram encantadas com as imagens das comemorações do Saint Patrick’s Day. Entre outros comentários, surgiram ideias como “They wear green clothes, hats and red beard!”, “They drink green water!”, “They color the river green!”.

Depois que a Irlanda passou a fazer parte do universo das crianças, as conversas sobre música e dança ao redor do mundo se voltaram para uma trilha sonora toda especial e para instrumentos musicais particulares desse país. Nas músicas de dois filmes conhecidos, How to train your dragon e Brave!, os alunos identificaram a sonoridade da música irlandesa e, por meio de fotos e áudio, conheceram os instrumentos típicos: bodhran, bagpipe e tin whistle. Os alunos se divertiram ao som da polka de John Ryan para o filme Titanic, An Irish party in third class (disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=Ho1×0c86RrU). A partir daí, tentamos descobrir como seria essa dança irlandesa, até mesmo com vídeos tutoriais do video game Just Dance. Ao assistir aos irlandeses dançando, as crianças imitaram seus passos com animados pulinhos.

Como registro dessa etapa, os alunos fizeram atividades de Artes inspiradas em motivos irlandeses, decorando a sala de aula com a bandeira, os círculos celtas e o shamrock, trevo de três folhas que é o símbolo da Irlanda.

Finalmente, nos dias 31/03 e 04/04, os alunos foram surpreendidos com o som de uma tin whistle e o tap de um par de sapatos – que mais parecia de muitos sapatos! Num dia diferente, as crianças conheceram de perto aquilo que haviam estudado, recebendo nossos visitantes com grande curiosidade. A interação com o Prof. Paulo e a Profª. Cláudia aconteceu de modo muito espontâneo, já de início com perguntas e comentários: “What’s your name?”, “Where are you from?”, “I prefer the flute”, “It’s difficult!”. Houve até quem os cumprimentou em gaélico!

Ao longo da atividade, os alunos notaram as diferenças entre a flauta transversal e a tin whistle – uma flauta irlandesa feita de lata (tin), chamada também de penny whistle por ser muito barata (daí a associação com a moeda de um centavo). Nas conversas sobre esses instrumentos, surgiram contribuições interessantes – “The sound is different!”, “This one is long and the other is short”, “I prefer the flute” –, entre outros exemplos de produção oral dos alunos.

As crianças, então, se encantaram com a música e com os passos de sapateado, compreenderam instruções em inglês e logo se mostraram muito empolgadas para experimentar o salto cruzado do sapateado irlandês, com direito à postura de bailarinos.

Para lembrar esse dia especial, após a oficina, as crianças fizeram suas próprias tin whistles para levar para casa, com direito à partitura das músicas apresentadas.

Confira abaixo um vídeo com fotos desses momentos marcantes!