Alunos do 5º ano embarcam em sua primeira “viagem” ao redor do mundo no Período Estendido
28 de março de 2016
O ensino da língua inglesa pautado na ampliação do universo cultural e na troca de experiências sempre foi foco dos cursos do Período Estendido. Proporcionar o contato dos alunos com diferentes manifestações culturais, como as Artes, a Literatura, a Música e a Gastronomia, enquanto eles aprendem inglês, é muito motivador, além de fascinante. No 5º ano, o projeto Around the World proporciona aos nossos alunos uma série de vivências em que os conteúdos linguísticos são trabalhados de maneira lúdica e significativa, como ferramenta de acesso a esses novos conhecimentos. Esse projeto acompanhará os alunos do 5º ano durante todo o ano letivo, abordando temas relacionados às diferentes áreas do conhecimento, como Geografia, Artes, História e Ciências, entre outros.
A primeira “viagem” já aconteceu: os alunos embarcaram em uma missão para explorar a Nova Zelândia. Durante os meses de fevereiro e março, as turmas de 5º ano conheceram um pouco das lindas paisagens e recursos naturais desse país, assim como dos esportes radicais, em que puderam analisar imagens e vídeos e discutir as regras dos esportes praticados pelos neozelandeses. Ao entrarmos em contato com os festivais culturais e com as tradições dos povos aborígenes, como o Maori, conhecemos a dança Maori Haka. E quando exploramos a gastronomia e os hábitos de quem vive no país, degustamos, em uma aula de culinária, uma receita típica – a Pavlova. Ao prepararem essa sobremesa, os alunos revisaram alguns conteúdos linguísticos, como instruções de receita e descrição de ingredientes, empregando comandos e comentários como “Put the whipped cream on the top of the merengue”, “It’s is a typical dessert from New Zealand”, “Let’s decorate our Pavlova with strawberries”.
Durante essa “viagem”, devidamente registrada num passaporte criado pelos próprios alunos, pudemos empregar inúmeros recursos linguísticos trabalhados nas aulas, expressando opiniões e sentimentos a respeito do tema discutido. “I feel excited when I see the landscapes in New Zealand”, “Going bungee jumping is amazing” e “I would feel relaxed on the beaches in New Zealand” são alguns exemplos de produção oral dos alunos ao longo dessas atividades.
A jornada está apenas começando, e muitos outros países e culturas nos esperam para serem explorados até o final deste ano. Próximo destino, Itália…