Animart – Photo Documentaries

12 de dezembro de 2016


Ao longo do 2º semestre, o Projeto Animart trouxe aos alunos do 5º ano a oportunidade de explorar o universo musical, com a produção de fotodocumentários sobre seus artistas e gêneros musicais favoritos. Trabalhando em grupo com grande entusiasmo e empenho, os alunos fizeram pesquisas e organizaram informações para produzir e apresentar textos informativos em vídeo, com sequências de imagens e narração.

O processo de criação do documentário foi bastante intenso e composto por diversas fases. No início do terceiro bimestre, começamos a explorar o tema geral – “Music” –, abordando diversos tópicos relacionados a esse assunto. Além de trocarem informações sobre bandas e artistas renomados, os alunos também fizeram atividades que ampliaram seus conhecimentos sobre os instrumentos musicais, festivais ao redor do mundo, trilhas sonoras e os diferentes gêneros da música.

Uma vez definido o foco de seu trabalho, cada grupo iniciou uma pesquisa na Internet. Utilizando sites como Kiddle e Wikipedia, e, seguindo um roteiro, os alunos selecionaram as informações relevantes, a partir das quais criaram um script com as falas para compor o documentário. Essas duas primeiras etapas do projeto foram uma grande oportunidade para os alunos desenvolverem as habilidades de pesquisa e praticar estruturas linguísticas que vêm sendo trabalhadas durante o ano, como, por exemplo, as formas verbais que usamos para relatar eventos passados. Além disso, os alunos também aprenderam novas expressões idiomáticas, como “out of curiosity”, por exemplo. “Ariana Grande´s career began when she took part in Musical 13 on Broadway” “When Ed Sheeran was a child, he used to listen to Bob Dylan and Eric Clapton” são exemplos do uso de alguns dos recursos linguísticos empregados.

Na fase seguinte, a pesquisa on-line teve como objetivo a busca de imagens que pudessem ilustrar a apresentação. Com as fotos escolhidas e o texto pronto, os alunos passaram, então, a utilizar o aplicativo Adobe Spark Video para a edição de seus vídeos, inserindo as imagens e fazendo gravações de áudio em cada quadro. O fácil uso do aplicativo permitiu que eles se apropriassem do projeto de maneira autônoma.

O resultado final foi surpreendente. O engajamento dos alunos se deu, principalmente, pelo grande interesse que o tema despertou, o que permitiu que eles desenvolvessem suas habilidades linguísticas de forma espontânea e significativa. Além disso, o trabalho em equipe proporcionou diversas aprendizagens em termos de colaboração e negociação, ampliando as possibilidades de interação na sala de aula.

As fotos abaixo mostram alguns momentos interessantes ao longo do Projeto Animart.