Assembleias – 2009
5 de abril de 2009
Desde que foi fundada, a Móbile tem como um dos eixos do seu projeto pedagógico a conquista da autonomia moral. Nos projetos de cada ciclo, em diversas situações de aprendizagem social, os alunos têm oportunidade de participar ativamente das decisões, de exercer o seu poder como cidadão, de tratar os problemas no âmbito dos interesses coletivos. Por exemplo, a equipe de 2º a 5º ano apresenta para os alunos, no início de cada ano letivo, um problema passível de ser solucionado pelas próprias crianças por meio de uma assembleia. O problema diz respeito ao uso de diferentes espaços da escola na hora do recreio: a quadra esportiva coberta, a quadra aberta, a quadrinha da Visconde e a mesa de pingue-pongue. Durante a primeira semana de aula, todos os alunos podem usar livremente os espaços. Ao longo da semana seguinte, todas as classes discutem propostas sobre o assunto, e essas propostas são levadas para uma assembleia, quando, então, os alunos podem apresentar seus argumentos a favor, contra e, finalmente, votar. Com isso, damos oportunidade para que os alunos exponham sua opinião para todo o grupo, desenvolvam argumentos convincentes, que considerem o interesse da coletividade, e com isso aprendam a respeitar uma decisão da maioria.
Esse é um exercício real de cidadania e um estímulo à participação política dos alunos.
MANHÃ
Neste ano, as turmas da manhã votaram uma proposta para o uso dos espaços que, depois de algum tempo em vigor, mostrou-se inviável. A iniciativa de uma nova assembleia partiu dos próprios alunos e a solicitação foi atendida pela coordenação. A maioria votou as seguintes propostas, que passaram a vigorar neste ano:
Propõe-se o uso dos espaços fixando-se uma série por dia. Numa sexta-feira, jogam os 2os e 3os anos e, na sexta-feira seguinte jogam os 4os e 5os anos.
O pingue-pongue e a quadrinha na sexta-feira serão livres. A distribuição dos espaços será assim:
Quadra
2ª feira – 2º ano
3ª feira – 3º ano
4ª feira – 4º ano
5ª feira – 5º ano
6ª feira – 2º e 3º (semana 1)
4º e 5º (semana 2)
Ping- Pong
2ª feira – 3º ano
3ª feira – 2º ano
4ª feira – 5º ano
5ª feira – 4º ano
6ª feira – livre
Quadrinha
2ª feira – 4º ano
3ª feira – 5º ano
4ª feira – 3º ano
5ª feira – 2º ano
6ª feira – livre
Proposta votada em 16 de fevereiro.
TARDE
Neste ano, as turmas da manhã votaram uma proposta para o uso dos espaços que, depois de algum tempo em vigor, mostrou-se inviável. A iniciativa de uma nova assembleia partiu dos próprios alunos e a solicitação foi atendida pela coordenação. A maioria votou as seguintes propostas, que passaram a vigorar neste ano:
Cada série ocupa um espaço em um dia da semana. Na sexta-feira, todos os espaços são de uso livre. Fica assim distribuído:
Quadra fechada
2ª feira – 2º ano
3ª feira – 5º ano
4ª feira – 4º ano
5ª feira – 3º ano
6ª feira – livre
Quadra aberta
2ª feira – 3º ano
3ª feira – 2º ano
4ª feira – 5º ano
5ª feira – 4º ano
6ª feira – livre
Quadrinha
2ª feira – 4º ano
3ª feira – 3º ano
4ª feira – 2º ano
5ª feira – 5º ano
6ª feira – livre
Ping-pong
2ª feira – 5º ano
3ª feira – 4º ano
4ª feira – 3º ano
5ª feira – 2º ano
6ª feira – livre
Em dias de chuva, os alunos não usam os espaços abertos, perdendo o dia. Isso também acontece nos feriados e estudos do meio (saídas).
Proposta votada em 16 de fevereiro.