Assembleias – 7º ano

5 de abril de 2010


É na escola, ao relacionar-se com seus pares e com os adultos que lhes são referência, que os alunos iniciam de forma sistemática, num âmbito social e não mais familiar, sua formação quanto aos valores e atitudes de uma sociedade democrática. É tarefa da escola ensinar saberes que se relacionam ao conhecimento, ao respeito e à prática de valores e atitudes que regulam as relações entre pessoas e grupos. Por isso a importância da presença de práticas que tornem a escola um ambiente em que os valores são vivenciados.

As assembléias de classe se constituem então numa dessas práticas. Ela passa a ser um espaço instituído para que questões de nossa convivência diária possam ser discutidas por todos, numa perspectiva de solução de problemas.

O que é uma assembléia? Como é seu funcionamento? Quais temas podem ser tratados?

Essas questões foram discutidas pelos alunos dos 7os anos e o funcionamento da assembléia já foi acordado. Em cada classe, temos dois envelopes. Num, colocamos assuntos, situações que merecem ser elogiadas pelo grupo; no outro, os temas que merecem ser discutidos e que serão possíveis pautas de discussão em assembléia.

Nosso primeiro tema já foi escolhido: por que as senhas dos armários estão sendo descobertas e espalhadas para os outros? Quais são as conseqüências dessa atitude?

Leiam a seguir o que os 7os anos discutiram sobre o que é assembléia e qual sua função.

O QUE É UMA ASSEMBLÉIA?

* Assembléia é um encontro em que as pessoas fazem um círculo para que todos se vejam e todos discutem as principais idéias.

* Assembléia é uma reunião que fazemos para resolver nossos problemas civilizadamente.

* A assembléia pode ser dividida em três partes: a introdução sobre o tema, a discussão de tal problema e a conclusão com a resolução dos problemas.

* Em uma assembléia, um grupo de pessoas discute um assunto.

* É um jeito mais agradável de resolver problemas.

* É o momento ideal para conversar sobre coisas ruins que ocorreram e que não foram discutidas ainda.

* É uma discussão pública, discute o coletivo.

* É quando temos um mal-entendido e nossos amigos ajudam a resolvê-lo.

* Toda a classe discute sobre os problemas que ocorrem em sala. Todos podem falar. A professora ajuda os alunos a se organizarem.

* É um lugar onde podemos fazer a escola ter um ambiente bom.

O QUE FAZEMOS NUMA ASSEMBLÉIA?

* Na assembléia, comentamos coisas que nos incomodam ou coisas que acontecem.

* Na assembléia, nós discutimos em grupo.

* Numa assembléia, todas as pessoas argumentam, comentam determinado assunto e dão uma solução a ele.

* Na assembléia, nós discutimos coisas importantes que aconteceram na sala de aula durante a semana.

* Discutimos problemas, trocamos idéias e solucionamos os problemas.

* Nas assembléias, nós nos reunimos para discutir um assunto que está causando problemas.

* Fazemos assembléia quando acontece algo de que as pessoas não gostam e, para resolvê-lo, fazemos uma discussão.

* Podemos sugerir algumas coisas para melhorar nosso cotidiano.

* O assunto, geralmente, é sobre algum conflito.

* Falamos coisas do dia-a-dia.

* Tentamos resolver os problemas levantados.

* Em uma assembléia podemos discutir problemas ou coisas boas que aconteceram.

* Escutamos várias opiniões diferentes.

* Na assembléia, cada um fala na sua vez.

COMO SE ORGANIZA UMA ASSEMBLÉIA?

* Todos têm a chance de falar. Cada um levanta a mão para fazer sua colocação.

* Na maioria das vezes, quando acaba um assunto é porque chegamos a um acordo.

* Todos que estão presentes na assembléia têm o direito de falar.

* No final, existe sempre uma solução para os problemas tratados.

* Ouvimos a opinião dos outros.

* Precisa-se da presença de todos. Precisa-se de diferentes pontos de vista e de organização.

* Sentamos em círculo para nos vermos e discutirmos melhor.