“Butterfly”
13 de dezembro de 2017
Ao retornarem das férias, os alunos do Infantil 3 foram recebidos em uma sala repleta de cores e flores para instigá-los aos temas do novo semestre. Antes de descobrirem as novidades, porém, revisitaram atividades para resgatar estruturas linguísticas trabalhadas no semestre anterior e favorecer o processo de readaptação à rotina e às aulas do Período Estendido.
Um dos materiais utilizados para esse fim foi o livro Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?, de Eric Carle. Com o objetivo de criar sua própria versão do livro, cada aluno escolheu um animal e uma cor para compor o livro da turma. Utilizando a língua inglesa, as crianças fizeram pedidos como “I want the bird” e “I want yellow, please”.
Após esse trabalho, os alunos foram incentivados a usar os nomes das cores para descrever as flores de papel que decoravam a sala e que formavam as cores do arco-íris. Nessa ocasião, aprenderam a música “Rainbow Song”; aos poucos, novos elementos eram incorporados, transformando a sala em um jardim.
Um dia, um pequeno ovo de brinquedo apareceu sobre uma das flores de papel que decoravam a sala, despertando a dúvida: “What’s inside the egg?”. Os alunos levantaram hipóteses e fizeram perguntas como “Is it a bird?” e “Is it a frog?”. Alguns ainda disseram: “The egg is small!”, deduzindo que, dentro do ovo, deveria haver uma criatura ainda menor.
Em outra aula, os alunos encontraram a casca do ovo pela metade. Qual não foi a surpresa quando viram que, dentro do ovo, havia o fantoche de uma pequena lagarta! Como ela estava faminta, as crianças, muito solícitas, logo lhe ofereceram frutas e vegetais por meio de perguntas como: “Do you want a tangerine?” e “Do you want a potato?”.
A lagarta comeu tudo! Ela e as crianças, juntas, experimentaram frutas como morango e ameixa. A cada dia, a lagarta comia mais e ficava cada vez maior, até que um casulo se formou ao redor dela e ali ficou por um bom tempo. Alguns alunos sugeriram que talvez ela se tornasse uma borboleta – e estavam certos! Quando finalmente a lagarta saiu do casulo com lindas asas coloridas, os alunos a reconheceram e disseram: “A butterfly!”.
Chegou a hora de os alunos registrarem o que aprenderam. Começando pelos dedos e depois utilizando o corpo inteiro, fizeram a representação corporal de um pequeno verso:
“An egg,
A caterpillar,
A cocoon,
A butterfly!”
Essa representação resultou em uma versão da brincadeira pega-pega, em que o pegador colocava as caterpillars em cocoons, que se transformavam em butterflies ao serem tocadas por outras crianças.
Como fechamento da proposta, os alunos conheceram o livro The Very Hungry Caterpillar, também do autor Eric Carle, que trata justamente de uma lagarta faminta! Eles contaram quantas frutas a lagarta comeu na história e expressaram em inglês suas opiniões acerca dos outros alimentos que ela consumiu: “I like cupcake”, “I don’t like salami”. Por fim, pintaram borboletas coloridas, que depois voaram pela sala ao som de “Fly, Fly, The Butterfly”.