Cotidiano Escolar – 2011

5 de abril de 2011


O início do ano é sempre um momento importante e propício para que possamos estabelecer, com toda a comunidade escolar, as bases sobre as quais o nosso cotidiano se sustentará. Em outras palavras: quais são nossos direitos e deveres, quais são as nossas expectativas na convivência do dia-a-dia e como podemos nos comprometer para que a escola seja um espaço saudável e produtivo para todos.

Tarefa ambiciosa e necessária. Se fizermos uma lista com todas as regras que organizam a escola e tivermos a expectativa de que, ao apresentá-las aos alunos e alunas, elas serão facilmente acatadas e cumpridas, com certeza iremos nos expor a um erro estratégico. Sem dúvida, algumas regras gerais de funcionamento são imprescindíveis e impossíveis de serem negociadas; outras, porém, precisam de uma avaliação por parte dos alunos. Podem ser melhoradas, transformadas, bem como conquistarem uma adesão maior por parte do conjunto de alunos.

Dessa forma, iniciamos o ano propondo aos alunos uma avaliação das regras que foram estabelecidas todos os anos. O que funcionou? O que deve ser revisto? Partimos daquilo que já havia sido csnstruído pelos alunos anteriormente e, em grupos compostos por alunos, professores e funcionários, vários temas foram discutidos. A 3ª etapa do trabalho contou com a produção de um manual das regras que foram elaboradas e discutidas pelos alunos.