Diversão na fazenda do Infantil 3!
12 de maio de 2016
Após o período de adaptação, os alunos do Infantil 3 iniciaram o tema Farm Animals, sempre muito atraente e familiar para todos. As crianças, sempre expostas à língua inglesa de maneira significativa e acessível, contam com diversos recursos para o desenvolvimento da compreensão oral e reconhecimento de novas palavras.
Juntos, cantamos diariamente a música “Old MacDonald Had a Farm”, nomeamos os animais da fazenda, imitamos seus sons e dançamos muito! Para que o contexto da fazenda se tornasse bem concreto, cenários e brinquedos representando os animais desse ambiente serviram de suporte para a compreensão e a internalização do vocabulário durante conversas e brincadeiras.
Explorando a caixa surpresa com perguntas como “What’s in the box?” e “What’s this?”, em uma das atividades apresentamos o pó de café que, quando misturado com água, transformou-se em uma divertida lama, proporcionando que as crianças brincassem com seus porquinhos de brinquedo. A partir dessa brincadeira, fizemos uma atividade artística como registro dos conteúdos trabalhados com essa interação.
Nesse clima de descobertas e diversão, bebemos leite que “tiramos” de uma vaca que nós mesmos pintamos e fizemos nossa própria manteiga caseira com creme de leite fresco! Nesses momentos, os alunos eram incentivados a contar ao grupo se gostavam ou não de leite, dizendo “I like milk” ou “I don’t like milk”, além de repetirem estruturas como “I want more milk, please!”.
Também conhecemos um pouco mais sobre as galinhas. Descobrimos que elas botam ovos com casca bem fininha, os quais se quebram com facilidade e ficam deliciosos quando cozidos, assim como os que degustamos no dia da atividade. Após essa degustação, com o ovo cru fizemos uma divertida têmpera ovo, como as tintas feitas pelos artistas de antigamente. Cada um pôde escolher as cores que gostaria de usar, pedindo “I want green” ou “I want red and yellow”.
Esses foram alguns exemplos de atividades que fizemos, entre muitas outras, que proporcionaram um ambiente descontraído de aprendizado para que as crianças fossem se familiarizando com o vocabulário dos animais da fazenda, os alimentos, sons e cores a eles relacionados, de maneira natural e prazerosa.