“Do you like…?”

11 de dezembro de 2017


Os alunos do 1º ano do Período Estendido tiveram a oportunidade de conhecer comidas internacionais e pensar sobre “What do people eat around the world?”.

A partir do trabalho do fotógrafo Peter Menzel e do escritor Faith D’Aluisio, os alunos foram divididos em grupos e incentivados a escolher uma fotografia de Menzel. Cada grupo selecionou uma imagem diferente e criou cartazes que retratassem os diversos alimentos consumidos nos vários países. Ao final, todos os grupos apresentaram à classe o que tinham descoberto.

A partir dessas experiências, as crianças foram encorajadas a utilizar expressões como “People from The United Kingdom like to eat fish and chips” ou “They eat pasta”.

Além disso, houve o preparo de “Pizza Bread”, uma receita italiana por meio da qual foi possível explorar o vocabulário de alguns ingredientes, como “milk”, “cheese”, “tomato”, “flour” e “oil”. Ainda durante o preparo da receita, os alunos empregaram expressões como “How many cups of milk?”, “How many tablespoons of oil?”, “Can you help me, please?” e “Who can add the milk?”.

Após praticarem esses conteúdos linguísticos, como produto final desse trabalho, os alunos criaram jogos de tabuleiro usando vocabulário relativo a comidas variadas.

Com o objetivo de praticar estruturas como “Do you like bread?”, “Yes, I do”, “No, I don’t”, cada aluno contribuiu com o desenho de dois alimentos. Nessa atividade, foram utilizadas tanto palavras conhecidas quanto um vocabulário novo.

Além disso, o jogo foi uma forma de revisar a contagem de números e de realizar um trabalho com conteúdos integrados, pois foi possível explorar sinais das operações matemáticas como “plus” e “minus”. As crianças tiravam uma carta e, de acordo com o conteúdo dela, precisavam dizer comandos como “plus five” ou “minus one”. Na sequência, conforme a carta retirada, movimentavam-se para frente ou para trás sobre o tabuleiro.

O jogo permitiu, por fim, que os alunos se conhecessem melhor ao descobrirem os gostos do outro. Isso possibilitou que as crianças entendessem que cada um tem suas preferências e que é fundamental respeitá-las.