Encontrando amigos
9 de dezembro de 2016
As turmas de 1o e 2o ano do Período Estendido participaram de atividades de integração durante a comemoração do Dia das Crianças, em que puderam se divertir e compartilhar conhecimentos de maneira autêntica e estimulante. Com a responsabilidade que naturalmente cabe àqueles que têm mais experiência, os alunos do 2o ano mostraram-se entusiasmados e preparados para receber a visita de seus colegas mais novos, que chegaram cheios de curiosidade e perguntas interessantes.
O primeiro contato entre as turmas se deu por meio de uma conversa, com os alunos em roda. Na troca de informações sobre o que muda na rotina e em sala de aula de um ano para o outro, os alunos do 2o ano responderam a perguntas como “Do you have the helper of the day?”, “Do you sing songs?”, “Do you use iPads?”, “Do you have The Book of the Week?”, “Do you do Arts activities?”, “Do you play games?”, “Do you have Cookery classes?”, entre muitas outras questões trazidas pelos colegas do 1o ano. Os mais velhos ensinaram as músicas que costumam cantar, mostraram onde ficam os materiais na classe e como são utilizados, além de, com muito orgulho, também mencionarem a grande novidade do 2o ano em relação ao 1o ano – o letramento em Inglês, mostrando-lhes os livros didáticos, o livro de leitura “Hippo and Rabbit” e o caderno pautado.
Na atividade seguinte, os alunos do 1o ano mostraram que também tinham muito a compartilhar. Como nessa época estavam trabalhando com o tema “Toys Around the World” em suas aulas, eles se prepararam para ensinar os amigos a construir um brinquedo da França, o “bilboquet”. Os alunos do 2o ano ficaram muito atentos às explicações, e todos se divertiram juntos produzindo e brincando com seus “bilboquets”.
Na oficina seguinte, conduzida pelos alunos do 2o ano, os alunos mais jovens puderam relembrar o alfabeto em Inglês e criar um jogo da memória com letras e imagens, em uma atividade que já anuncia o processo de sensibilização para a leitura e a escrita. Para as instruções, como referência, os alunos do 2o ano apresentaram o “Pictionary”, um dicionário ilustrado artesanal que confeccionaram no início do ano como projeto semestral.
Comunicando-se na língua inglesa de modo espontâneo, os alunos de ambas as séries interagiram com muito interesse e cooperação. Para as crianças do 1o ano, esse contato foi um passo importante na transição para a próxima série, preparando-os para novos desafios. Já os alunos mais velhos tiveram a oportunidade de exercer responsabilidade e autonomia, ao mesmo tempo que se davam conta do quanto aprenderam e amadureceram.
As fotos abaixo mostram alguns momentos de interação desse dia especial.