“Food and Traditional Stories”

13 de dezembro de 2017


Durante este semestre, os grupos do Infantil 4 deram continuidade ao projeto “Food”, iniciado no 1º semestre. As pesquisas foram pautadas pelo reconhecimento dos alimentos oferecidos durante o horário do almoço e pela exploração de novos sabores, sempre com o objetivo de ampliar o paladar dos alunos.

Para isso, foram realizadas rodas de conversa sobre a origem de alguns alimentos e suas diferentes classificações, como “fruit”, “vegetables” e “meat”. Na sequência, os grupos plantaram alface, tomate e beterraba na horta do Período Estendido e discutiram os benefícios tanto de escolher alimentos com cores variadas quanto de experimentar novos pratos. As crianças ainda puderam comparar sabores: “sweet”, “salty” e “sour”.

Nesse trabalho, também foram estabelecidas relações com o projeto “Traditional Stories”, no qual algumas histórias clássicas foram selecionadas para que os alunos explorassem o contexto, as personagens e os elementos característicos de cada uma delas e realizassem diferentes atividades, como culinária, ciências e jardinagem.

Entre as histórias, “Jack and the Beanstalk” possibilitou explorar o processo de crescimento das plantas por meio da experiência do feijão no algodão. Já “Little Red Riding Hood” proporcionou uma deliciosa conversa sobre alimentos doces durante um divertido piquenique. Com “The Enormous Turnip”, os alunos puderam experimentar alimentos mais azedos e relembrar raízes que podem ser encontradas em refeições do dia a dia.

Durante o desenvolvimento desses projetos, os alunos se envolveram com os temas escolhidos e ficaram muito animados, principalmente com as aulas de culinária!