“Fruit Tasting”
21 de junho de 2017
Durante o período de adaptação, o Infantil 3 conheceu a mascote da turma, Tiny Tim, uma tartaruga de brinquedo que ajudou os alunos a conhecer os espaços e a rotina do Período Estendido. Com ela, as crianças aprenderam a cuidar de um bichinho de estimação, dando-lhe carinho, limpando-o e alimentando-o.
Tiny Tim não conhece o gosto de todas as frutas ainda, e os alunos a incentivam a prová-las, experimentando-as eles mesmos. Para isso, uma nova fruta é introduzida praticamente a cada semana, e eles têm a chance de tocá-las, sentirem seu peso, cheiro e textura, ao mesmo tempo que exploram cores e tamanhos.
Considerando que as frutas podem ter cores diferentes na parte de dentro e de fora, antes de descascá-las ou cortá-las os alunos respondem à pergunta: “What color do you think it is inside?” E que surpresa é descobrir que as goiabas podem ter a mesma cor do lado de fora, mas cores diferentes na parte de dentro! Em tais ocasiões, os alunos exclamaram surpresos: “It’s pink” ou “It’s white”! Eles também descobriram que as frutas podem ter sementes pequenas ou grandes – estamos até cultivando um caroço de abacate, que os alunos descreveram: “It’s big!”
Depois que a fruta é apresentada, vem a parte mais gostosa: “Let’s try it!” Ao experimentá-la, os alunos respondem com “Yes” ou “No” a perguntas como “Do you like it?” ou “Do you like banana?”. Dependendo da resposta, as professoras usam uma cor para registrá-la no quadro coletivo da sala de aula. Esse quadro mostra todas as frutas apresentadas e, por meio das cores, os alunos podem recordar aquelas que experimentaram e das quais gostaram (green); as que experimentaram, mas de que não gostaram naquele momento (yellow); e também as que eles não quiseram experimentar, mas que podem um dia experimentar (red). Após o registro, os grupos fazem uma análise das preferências com a contagem das cores, o que faz com que Tiny Tim se sinta muito motivada a experimentar também!
Nas aulas seguintes, os alunos oferecem à mascote frutas que ela já conhece, perguntando-lhe, por exemplo: “Do you want (an apple)?” Se ela responde “No, thanks”, oferecem-lhe outra fruta; mas se responde “Yes, please”, ela come tudo e agradece com um carinho!
Confiram abaixo as fotos desses momentos: