Games we play!
6 de maio de 2016
Um dos projetos que permeiam os temas e o planejamento do Infantil 5 no Período Estendido é o uso frequente dos jogos de regra. O diferencial desse recurso na vivência em Inglês é associar o prazer de jogar ao vocabulário e às estruturas linguísticas apresentadas, sendo necessário se comunicar na segunda língua ao longo de toda a partida.
Partindo de jogos que já são familiares aos nossos alunos, como o Bingo ou o Jogo da Memória, e passando para jogos de maior complexidade, vamos oferecendo aos grupos desafios que tornem necessário o desenvolvimento de novas estratégias para alcançar o objetivo de cada jogo. Com isso, as crianças ficam tão entretidas em encontrar e incorporar tais estratégias que passam a se comunicar em inglês de modo natural e espontâneo.
Assim, além de expressões como “It´s your turn”, “Play again” e “Toss the die, please!”, nossos alunos trocam informações como “My favorite fruit is strawberry”, “I´m not afraid of frogs”, “I can hear a cow”, “Catterpillars like fruits”, “I like carrots”, “I don´t like beetles”, “Can you see an octopus?”, entre outras.
Por outro lado, esse projeto também tem contribuído para atingirmos objetivos mais amplos, como melhor convivência do grupo e desenvolvimento de habilidades de interação interpessoal. A competitividade estimula nossos pequenos a se concentrarem e se esforçarem na ampliação de seu repertório linguístico, e o trabalho em grupo favorece a solução de desafios que, para serem vencidos, necessitam da participação de cada um do grupo, possibilitando o exercício da observação do outro, da espera e da compreensão de que somos parte de um todo.
De modo divertido e envolvente, os alunos do Infantil 5 terão, ao longo do ano, diversas oportunidades de interação por meio dos jogos, num processo de aprendizagem lúdico e colaborativo. Let’s play!